Buscar

Como a doença de chagas evolui da fase aguda para fase crônica?

💡 3 Respostas

User badge image

Laysleny Kelly

  • A doença de Chagas apresenta dois estágios: agudo e crônico. Na fase aguda a doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves como febre, mal-estar, inchaço em um dos olhos, fadiga, dor de cabeça e no corpo, náusea, diarreia, vômito, aumento do fígado e baço ou surgimento de nódulos. Esses sintomas podem desaparecer sozinhos, mas se não tratados a doença pode evoluir para a fase crônica que pode durar anos para desenvolver. Na fase crônica pode haver constipação, problemas digestivos, dores abdominais, dificuldades de engolir, insuficiência cardíaca e arritmias. A doença pode ser confirmada por meio de realização de eletrocardiograma, raio-x, ecocardiograma, endoscopia e sorologia para Chagas.


1
Dislike0
User badge image

Inaê Fernanda

Na fase aguda, os principais sintomas são:

  • febre prolongada (mais de 7 dias);
  • dor de cabeça;
  • fraqueza intensa;
  • inchaço no rosto e pernas.

 

Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:

  • problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
  • problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.


1
Dislike0
User badge image

Marília Silva

Quando o sistema imunológico não impede a infecção ou não é realizado o tratamento adequado (usando Benznidazol) durante a fase aguda os protozoários irão colonizar e se reproduzir nas células do hospedeiro, a doença pode evoluir para a chamada fase crônica indeterminada onde o paciente vai ter a doença porém, com ausência de danos no organismo, podendo viver nessa condição por anos ou até a vida toda. Uma parcela dos infectados pode evoluir para a fase crônica determinada, que envolve o acometimento de outros órgãos e tecidos do corpo, os danos são principalmente cardíacos e digestivos.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais