Buscar

Que impacto tiveram os processos de independência de Moçambique e de Angola na região?

💡 1 Resposta

User badge image

Kaylane Porto

Os acontecimentos que dominaram a história de África e da Ásia pós-Segunda Guerra Mundial ligam-se às grandes movimentações sociais e políticas que estiveram na origem dos processos de libertação e de longas lutas pela independência e pela liberdade. As histórias recentes destes dois espaços pautam-se por um rasto de luta: luta contra o colonialismo, luta pela independência e pela nova nação, luta contra o neocolonialismo, luta pela educação, pela saúde, pelo desenvolvimento.


Quando pensamos em mulheres e processos de libertação e revoluções em África, pensamos de imediato em mulheres africanas. Todavia, este colóquio procura analisar outra realidade – a presença e a participação das mulheres de ascendência portuguesa nos processos de libertação em Angola e Moçambique nos tempos coloniais, depois da independência e durante a revolução.


O projeto de investigação que está na origem deste colóquio teve como objetivo ir à procura do rosto destas mulheres que, tomando consciência da situação colonial, a ela reagiram. O objetivo deste projeto foi realizar a análise da participação destas mulheres no processo histórico do ativismo político, da luta pela independência e da revolução, através da recolha das suas histórias de vida. Num contexto em que a maioria dos discursos é pronunciada no masculino – veja-se a quantidade de testemunhos de nacionalistas africanos que têm vindo a público – os discursos que fomos recolhendo levantam novas questões sobre os processos de identidade pessoal e nacional e sobre as suas representações, memórias e subjetividades individuais e coletivas. Nesta medida as vozes destas mulheres representam lugares críticos, onde se elaboram olhares e razões-outras que muito podem contribuir para a análise de processos históricos complexos, de conflitos armados e da vida das nações e dos seus membros, enquanto membros de uma comunidade imaginada.


Para debater estas questões, o colóquio reúne a equipa do projeto – teóricos das literaturas africanas escritas em português, historiadores das guerras de resistência ao colonialismo português, analistas do discurso – e conta, enquanto oradoras e comentadoras, com a presença de algumas mulheres cujas histórias foram integradas no corpus da investigação. Pela recolha e tratamento dos seus testemunhos, este projeto detém hoje um arquivo que preencherá uma página em branco das histórias dos processos de libertação e das suas ligações com a história recente de Angola, Moçambique e Portugal

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais