Buscar

O que é célula tronco?

💡 4 Respostas

User badge image

Lara Sthefany Santos

CÉLULA-TRONCO: O QUE É?

As células-tronco dão origem a todos os tecidos e órgãos do corpo. Elas têm uma capacidade única de se renovar e de se diferenciar em outras células, o que significa que podem reparar tecidos que foram danificados por doenças, por acidentes ou pelo envelhecimento natural.

É por essa capacidade regenerativa que elas foram consagradas há mais de 50 anos no tratamento de mais de 80 doenças da medula óssea e estão em estudo para o tratamento de várias outras. Elas representam uma segurança adicional para a sua família, como mais uma opção de tratamento hoje e no futuro.

EXISTEM DOIS TIPOS DE CÉLULAS-TRONCO.

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ELAS:

Células-tronco adultas

São encontradas na medula óssea ou no cordão umbilical do bebê assim que ele nasce e se dividem em dois grupos:

Hematopoéticas: dão origem às células do sangue e ao sistema imunológico.
Mesenquimais: dão origem às cartilagens, ossos, músculos, tendões e gordura do corpo, e têm um papel fundamental na regulação do nosso sistema imunológico.

Células-tronco embrionárias

As células-tronco embrionárias podem ser encontradas no 5º dia após a fecundação – quando o feto está em estágio de blastocisto. Essas células têm capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo humano, o que aumenta seu potencial de 


1
Dislike0
User badge image

Monique Paiva Teles

São células com capacidade de autorrenovação e de diferenciação em diversas categorias funcionais de células. Ou seja, as células-tronco têm capacidade de se dividir e se transformar em outros tipos de células. Elas podem ser programadas para desenvolver funções específicas, uma vez que se encontram em um estágio em que ainda não estão totalmente especializadas.

0
Dislike0
User badge image

Artelho

É uma célula que possui capacidade de se diferenciar em outros tipos de células. Por exemplo, a célula-tronco da linhagem mieloide da medula óssea é capaz de se diferenciar em hemácias, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e megacariócitos (que irão originar as plaquetas).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais