Buscar

quais as etapas de migração dos leucócitos: marginação, rolamento, adesão, diapedese, quimiotaxia

💡 2 Respostas

User badge image

heloisa trentini

Marginação e rolamento: as células circulantes são deslizadas pelo fluxo laminar contra a parede do vaso; as células pequenas tendem a se movimentar mais rápido que os leucócitos. Assim, os leucócitos são empurrados para a periferia (marginação). As células endoteliais são ativadas por mediadores e conseguem formar moléculas de adesão que vão prender os leucócitos. Os leucócitos rolam na superfície endotelial (rolamento);

As adesões são mediadas por selectinas que são hiper-reguladas após estimulação (como pela histamina, interleucina 1, fator de necrose tumoral), elas se ligam a glicoproteínas presentes nos leucócitos; portanto, a ligação dos leucócitos é grandemente restrita ao endotélio, nos locais da infecção ou da lesão.

Adesão: os leucócitos em rolamento são capazes de sentir as mudanças no endotélio, causando uma firme adesão. As integrinas expressas nas superfícies celulares dos leucócitos interagem com seus ligantes no endotélio. Só há essa interação se os leucócitos forem ativados por quimiocinas.

Transmigração: os leucócitos migram pela parede do vaso, espremendo-se entre as células ao nível das junções intercelulares (diapedese). A PECAM – molécula de aderência plaquetaria é uma molécula de adesão que medeia a diapedese. Após a passagem pelo endotélio, os leucócitos secretam colagenases que degradam focalmente a membrana basal dos vasos. 


1
Dislike0
User badge image

Adriene Silva

O tipo de emigração leucocitária varia de acordo com o tempo de resposta inflamatória e com o tipo de estímulo. Na maioria das formas de inflamação aguda os neutrófilos predominam no infiltrado inflamatório durante as primeiras 6 a 24 horas. Os neutrófilos são mais numerosos no sangue, respondem mais rapidamente às quimiocinas e eles aderem mais firmemente às moléculas de adesão, que são rapidamente induzidas por células endoteliais como P e E- selectinas. Além disso, após entrarem nos tecidos, os neutrófilos têm vida curta (24 a 48 h).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais