Buscar

Dessa forma, como podemos observar a política fiscal dentro da macroeconomia?

A macroeconomia aborda os mercados de maneira global, buscando a imagem que mostre o funcionamento da economia em seu conjunto. Em geral, as políticas macroeconômicas são constituídas por uma parte real e uma parte monetária. As principais políticas macroeconômicas são: política fiscal, política monetária, política externa e política de rendas.

💡 3 Respostas

User badge image

Marina Albuquerque

Visa prover, pelo menos, as necessidades básicas da população, como saúde, educação e segurança, é necessário o controle de gastos e da arrecadação; ajustados, esses indicadores tendem a facilitar a estabilidade da economia.

0
Dislike0
User badge image

Lala O.

A Macroeoconimia,  é um dos dois pilares dos estudos da economia, sendo o outro a microeconomia. Em linhas gerais aborda de maneira global, buscando funcionamento da ecoomia em todo. A principal políticas macroeconômica é a  POLÍTICA FISCAL -  reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. ... A função redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Lopes Da Cruz

Política Monetária


Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos. Os instrumentos disponíveis para tal são:


- Emissões;

- Reservas compulsórias (percentual sobre os depósitos, que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central);

- Open market (compra e venda de títulos públicos);

- Redescontos (empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais);

Política de Rendas


A política de rendas refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), por meio de controle e congelamentos de preços.


Alguns tipos de controle exercidos pelas autoridades econômicas podem ser considerados dentro do âmbito das políticas monetária, fiscal ou cambial, entretanto os controles sobre preços e salários situam-se em categoria própria de política econômica. A característica especial é que, nesses controles, os preços são congelados, e os agentes econômicos não podem responder às influências econômicas normais do mercado. Normalmente esses controles são utilizados como política de combate à inflação.





0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais