Buscar

O período constitucional do governo de Getúlio Vargas

O período constitucional do governo de Getúlio Vargas, que transcorreu entre os anos de 1934-1937, ficou marcado por muitas agitações sociais, que se encontravam respaldados pelo clima favorável no cenário político internacional, ao mesmo tempo em que ocorreram inúmeras greves operárias e manifestações por parte de segmentos da classe média, ao ponto de pressionar o governo e o grupo de empresários industriais. As movimentações sindicais e as greves deixaram de ser tratadas como caso de polícia e toda uma legislação foi estruturada, a fim de regulamentar tais movimentos. Sobre o fortalecimento dos movimentos sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O temor com relação aos possíveis desdobramentos da 'Questão Social' criou as condições para a instauração do Estado Novo.

(    ) A disseminação do ideário da Luta de Classes favoreceu a articulação do movimento operário brasileiro, que conferiu apoio a Vargas na implantação do Estado Novo. 

(    ) O Plano Cohen defendia a existência de um suposto plano comunista, que consistia em promover motins e atentados, tendo como finalidade a tomada do poder; e foi usado como um dos argumentos para dar legitimidade à implantação do Estado Novo.

(    ) O Plano Cohen fazia menção à desmoralização da honra e a imagem da mulher brasileira, e o estupro foi apresentado como estratégia de ação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - V - V - F.b) F - F - V - V.c) V - F - V - V.d) V - V - F - V.

💡 2 Respostas

User badge image

mariane marim

c) V - F - V - V

1
Dislike0
User badge image

mariane marim

c) V - F - V - V

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais