Buscar

As regras limitam a minha liberdade?

💡 9 Respostas

User badge image

Taina Mendes

Sim
0
Dislike0
User badge image

leandro juliani

Depende de que tipo de regra se está falando. Se for uma regra ética, pode ser que seja apenas uma evidência do que é, de fato, a liberdade. Não se pode confundir liberdade com um poder.

Para evidenciar isto tome o seguinte exemplo: o sujeito A quer escravizar o sujeito B. Ele pode fazer isto? Sim, poder ele pode. Mas com isto ele abriria a prerrogativa para que o sujeito C o escravizasse também. Ele só pode se autodeclarar livre de outros humanos se ele não tolher a liberdade de outras pessoas. Isto é uma regra ética que define a liberdade. Só pode ser considerada um limite se o que você quer dizer com a palavra “limite" seja com o sentido “definição”. Você é livre para fazer o que quiser com o próprio corpo, porque você é proprietário dele, desde que não invada a propriedade de outra pessoa (incluindo o corpo).

0
Dislike0
User badge image

Anderson Gonçalves

As regras são essenciais para a regulamentação da vida em sociedade, mas inegavelmente elas limitam a liberdade de todo cidadão. Ninguém conseguiria fazer absolutamente tudo o que quer sem ferir o direito do outro, por isso é necessário estabelecer limites à liberdade de um indivíduo para que a do outro seja garantida. Mesmo que digamos que todos deveriam ser regidos pela ética e, assim, não haver a necessidade de existência de leis, a própria ética limitaria nossos atos, pois nos diria o que é certo fazer ou não – mais uma limitação da liberdade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais