Buscar

Racionalismo, positivismo e empirismo

💡 1 Resposta

User badge image

Stefany Martins

O racionalismo basea-se nos princípios de busca da certeza e da demonstração, sustentados por conhecimentos elaborados pela razão. Consideram que somente o conhecimento matemático é logicamente necessário e universalmente válido. Assim se não fosse pela razão não haveria como explicar a realidade.

  O empirismo defende que o conhecimento é adquirido pela experiência, e que antes disso somos como “folha em branco”, onde nada foi escrito. Os empiristas afirmam que nossos conhecimentos começam com as sensações, estas se reúnem e formam uma percepção, assim percebemos uma única coisa que chegou até nós por meio de várias e diferentes sensações. Quando essas sensações se repetem sucessivamente as associamos, nós homens aprendemos por repetição, por exemplo, quando estou tentando aprender a tocar um instrumento musical, no início vou considerar uma nota difícil de fazê-la, mas vou repeti-la várias e várias vezes até aprendê-la, depois disso estarei fazendo isso automaticamente sem pensar, as experiências diárias são armazenadas na memória.

  O positivismo tem como principal característica a devoção pela ciência e que esta é a única forma de conhecimento verdadeiro. Segundo Augusto Comte somente no positivismo estava a evolução da racionalidade humana, pois ela serviria de base da formação científica da sociedade. Para os defensores do positivismo somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada a partir de métodos científicos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais