Buscar

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E ÁGUA

Um viticultor de Portugal resolveu ampliar sua produção utilizando vinhedos localizados na região de Pirapora em MG adotando medidas semelhantes às utilizadas em suas Quintas na região do Rio do Porto em Portugal. Uma das práticas utilizadas em Portugal, era a queima dos resíduos das podas das videiras e distribuição das cinzas próximo às plantas. Tal prática não apresentou os mesmos resultados na região de Pirapora. Como você explicaria ao produtor as diferenças sobre o manejo dos resíduos culturais em ambientes de solos de elevadas CTCs (Portugal) e de baixa CTC (Pirapora)?

💡 5 Respostas

User badge image

Rodrigo Leygue-Alba

Boa tarde Hellyh.

São muitos os fatores que poderiam estar influenciando nos resultados diferentes das praticas agrícolas. Embora, o conceito de acidez seja muito controverso quando se trata de solos. Porem, o mesmo deve ser levado em consideração como um dos fatores críticos. A presença de matéria orgânica assimilável, para mim, e dos parâmetros que exigem um controle maior, assim te sugiro que vejas as analises de matéria orgânica em ambos lugares. podendo assim esclarecer as duvidas no comportamento. A elevada CTC confirma de certa forma o critério de matéria orgânica assimilável.

Saudações

Rodrigo Leygue-Alba

1
Dislike0
User badge image

Priscila Modesto

Um forma bem didática é realizar comparações, veja bem, as cinzas são fontes de nutrientes sob limitações temporais, os elementos que contém na própria são facilmente perdidos. E, logicamente a química do solo de tais regiões são distintas podendo acelerar o processo, então seria necessário realizar uma medida prévia (Calagem) e em seguida adicionar as cinzas.

1
Dislike0
User badge image

Cézar Guerra

Primeiramente deveria fazer uma análise de solo para conhecer às características físicas e químicas, pois a CTC do solo influência no manejo de qualquer cultura, pois ela é fator limitante de alta fertilidade ou baixa fertilidade, geralmente ela está relacionada com altos teores de matéria orgânica no solo (M.O.), mas não é via de regra. Portanto, com a queima dos resíduos das podas das videiras e distribuição das cinzas próximo às plantas, estes nutrientes estarão na forma mineralizada, neste caso, disponível para uso e possivelmente uma grande perda de absorção, pois a planta não conseguirá absorver todo estes resíduos de uma vez e consequentemente degradando e depauperando este solo, deixando-o empobrecido de material orgânico. Outro ponto importante é conhecer o pH do solo, pois influência na absorção de nutrientes, conforme tabela de disponibilidade de nutrientes, Malavolta,1979 e está relacionada calagem, pois quanto mais próximo de pH 6,5 "aproximadamente" mais nutrientes estarão disponíveis para as plantas absorverem, além da Lei de Liebig – lei do mínimo o crescimento das plantas é determinado pelo elemento presente no solo na mínima quantidade adequada.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais