Buscar

A partir da reflexão do caso...

Sharon e Jill eram grandes amigas. Embora fizesse um tempo que não se encontravam, um dia elas foram para o Shopping juntas. Jill experimentou um suéter e então, para a surpresa de Sharon, saiu da loja usando o suéter por baixo do casaco. No momento seguinte, o segurança da loja parou Sharon e insistiu com ela para que contasse o nome da moça que havia saído da loja. O dono da loja se aproxima rapidamente e o segurança afirma para o dono da loja que havia visto as duas garotas juntas e estava seguro de que a moça que havia saído havia furtado.

O dono da loja disse para Sharon:

 “– Venha, vamos, seja honesta. Você poderá se meter em sérios apuros se você não der o nome da sua amiga.” Deveria Sharon contar o nome de Jill para o proprietário? Por que sim e por que não?

Pensando deste dilema de Sharon e articulando com a ética de Hegel, percebemos, segundo o autor, que as nossas decisões não são puramente subjetivas, elas são também objetivas, isto é, são impessoais, coletivas, sociais, públicas. Portanto, a vida ética é uma harmonia entre as vontades subjetivas e objetivas.

 

 

A partir da reflexão do caso "O dilema de Sharon: contar ou não contar?", de Frank Viana Carvalho e baseando-se no argumento de Hegel, pode-se afirmar que, para o autor, as nossas decisões

Escolha uma:

a. são puramente racionais, sem relação ou envolvimento com o mundo material que nos cercam.

b. não dependem só de mim, mas também envolvem fatores sociais, costumes e valores que interiorizamos pela vida em sociedade.

c. são sempre equilibradas, pois nos baseamos nas vontades puramente objetivas.

d. não envolvem verdades subjetivas, já que julgamos todas as pessoas da mesma maneira.

e. não compreendem conflitos da vida real, mas apenas da contemplação das idéias.


💡 12 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais