Buscar

Qual o teor central da crítica de Marx e Engels à tradição filosófica? *

💡 1 Resposta

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Marx e Engels acreditavam que os filósofos de seu tempo, até então, tinham se ocupado apenas de interpretar o mundo e agora deveriam se ocupar de transformá-lo... O problema é que a ferramenta para a transformação da sociedade recomendada por Marx e Engels era uma revolução violenta com derramamento de sangue humano e guerras, uma proposta, aliás, nada original: então, se o mundo está cheio de problemas e violência, vamos sair por aí fomentando ódio e matando pessoas pra, um dia, no fim da revolução, tudo ficar perfeito?" Ah vá! ????
Faz uma experiência: leia o Manifesto Comunista e assista Downton Abbey ao mesmo tempo. Tem diversas cenas em Downton Abbey que o Conde e seu genro Branson discutem sobre as mudanças que estavam acontecendo no mundo no começo do século XX e, tem cenas em que Branson tenta justificar as mortes na Revolução Russa acreditando que um mundo melhor viria disso ou dizendo que, em outros momentos, já houve outras revoltas e guerras. Só que o futuro melhor nunca veio e os mortos continuam mortos! É só olhar pro fim da União Soviética, pra Rússia de Putin, e até pra tomada violenta da Criméia (há poucos anos atrás) ou as revoltas violentas na África, China, América Latina, a divisão da Coréia em duas, etc... tudo bancado pelas ideias do Manifesto Comunista de Marx e Engels somado ao dinheiro russo da Internacional Comunista (único partido político internacional, até onde sei).
8
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais