Buscar

Descreva as especializações da superfície das células epiteliais

💡 1 Resposta

User badge image

Sabrina Duarte

Na superfície baso lateral da célula, temos:

as interdigitações, que ocorrem por meio das invaginações e evaginações de membrana que duas células adjacentes fazem para se encaixarem, fornecendo uma adesão maior entre elas.

Zônulas de oclusão, na qual é formada uma faixa contínua que adere as células de forma tão estreita que veda o espaço entre as células vizinhas, impedindo que qualquer substância passe entre elas. É feita por proteínas ocludinas ou claudinas.

Zônula de adesão: Forma um cinturão entre as membranas que contribui para a aderência de células adjacentes, sem que a membrana dessas células se encostem. As células são aderidas por meio das proteínas caderinas, que são sustentadas, dentro da célula, por filamentos de actina, que formam o cinturão de adesão.

Junções GAP: É constituída por tubos chamados conexons, formados por proteínas conexinas. Esses tubos, em cada célula, atravessam as membranas e se unem. formando um canal para passagem de substâncias entre as células (menos as macromoléculas), permitindo, assim, a comunicação celular.

Desmossomos: Também com a função de manter a junção das células, essa junção é formada por caderinas que são sustentadas, dentro da célula, por uma placa citoplasmática onde se ancoram filamentos intermediários de queratina.

Hemidesmossomos: Promovem a adesão de uma célula à lâmina basal. As proteínas que fazem a junção são as integrinas, que também se apoiam numa placa citoplasmática proteica na qual se ancoram filamentos intermediários.

Na superfície apical das células:

Microvilosidades: São projeções digitiformes que aumentam a superfície de contato da célula com o meio, fazendo com que haja maior absorção de nutrientes. Essas projeções são sustentadas por filamentos de actina que compõem a trama terminal dessa especialização.

Cílios e flagelos: Os cílios são prolongamentos filiforme, numerosos, curtos e móveis. São formados por microtúbulos que garantem o batimento rítmico desses. Esse batimento permite que fluidos ou partículas sejam impelidos a uma direção específica. Os flagelos tem constituição parecida com os cílios, mas são mais longos e dão mobilidade à célula.

Estereocílios: Como o nome diz, são ''falsos cílios'' por não possuírem esse batimento rítimico que o cílio possui. Os estereocílios são mais longos que as microvilosidades e podem se ramificar. Eles também aumentam a área de superfície da célula, promovendo uma maior absorção.





2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais