Buscar

Quais as teorias da psicologia da educação que mais se usa atualmente?

💡 2 Respostas

User badge image

Joscilan Santos

TEORIAS

Da Gestalt (do Alemão " forma") , getaltismo ou teoria da forma: doutina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.

Behaviorista: Behaviorismo tem origem no termo em inglês Behavior, que significa comportamento. ... Essa teoria psicológica defende  que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

de Piaget ou
Psicogenética: defende que o conhecimento se desenvolve com base nas relações de troca que o indivíduo estabelece com o meio, logo, conhecer implica agir sobre a realidade, física ou mentalmente.

de Vigotsky
ou
sócio-
histórica: afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantêm no decorrer de sua vida


Cognitiva do
Tratamento da
Informação: tem como base noções como entrada, representação, computação ou processamento e saídas. Tem como foco o estudo da cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento . examinando questões sobre a memória, atenção , percepção , representação de conhecimento, raciocínio , criatividade  e resolução de problemas. Esta teoria  estuda o sujeito humano como um sistema de tratamento  de informação  ou uma máquina de aprender.
2
Dislike0
User badge image

Andressa Freitas

Força e Compreensão

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais