Buscar

Explique a importância das curvaturas vertebrais. Em qual situação ocorre maior sobrecarga na coluna, em pé ou sentada?

💡 6 Respostas

User badge image

Laís Gabriele da Silva

As curvaturas são muito importantes para permitir que a coluna suporte compressão no sentido axial (longitudinal) sem causar danos à postura ereta. Você sabia? Que o exagero dessas curvaturas causam patologias. Então o aumento da curvatura torácica é denominado de hipercifose.  a pressão exercida sobre os discos intervertebrais é maior quando se está sentado, mesmo com o tronco ereto, em torno de 40% maior que na posição de .

0
Dislike0
User badge image

Giovanna Souza

A coluna vertebral consiste em uma série de ossos irregulares chamados vértebras, separadas umas das outras por discos fibro-cartilagíneos intervertebrais. As vértebras envolvem e protegem a medula espinal, sustentam o crânio, permitem seus movimentos, articulam com a caixa torácica e fornecem a fixação para os músculos do tronco. Os discos intervertebrais dão flexibilidade à coluna vertebral e absorvem os impactos verticais.

 A coluna vertebral de um adulto tem quatro curvaturas denominadas de acordo com a região onde se verificam. Os corpos das vértebras são separados por discos intervertebrais, que permitem a flexibilidade.

Quando vista lateralmente, pode-se identificar quatro cur-vaturas na coluna vertebral. As curvaturas cervical, torácica e lombar são identificadas pelo tipo de vértebras que pertencem a elas. A curvatura pélvica (curvatura sacral) é formada pelas curvaturas do sacro e do cóccix. As curvaturas da coluna vertebral desempenham importante papel funcional aumentando a força e mantendo o equilíbrio da parte superior do corpo; elas também tornam possível a permanência na posição bipedal. As quatro curvaturas vertebrais não estão presentes no recém-nascido. A curvatura cervical começa a se desenvolver em torno dos 3 meses quando a criança começa a manter sua cabeça em posição, e torna-se mais pronunciada quando a criança aprende a sentar-se. A curvatura lombar se desenvolve quando a criança começa a andar. As curvaturas torácica e pélvica são chamadas curvaturas primárias porque mantêm a forma fetal, enquanto as curvaturas cervical e lombar são chamadas secundárias porque modificam a forma fetal

0
Dislike0
User badge image

Winy Leticia

Tem a função de aumentar a flexibilidade e a capacidade de absorver choques e, ao mesmo tempo manter a tensão e a estabilidade adequada das articulações intervertebrais. A sobrecarga maior acontece em pé.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais