Buscar

Qual as características de (o que é liberalismo e o que é socialismo?).

💡 4 Respostas

User badge image

Michelle Santos

Os princípios básicos do liberalismo são:

  • individualismo econômico: o bem-estar social é resultado da prosperidade individual.
  • liberdade econômica: a economia, como as demais ciências, é sujeita às leis naturais e, portanto, deve funcionar livre de intervenções. Trata-se de uma reelaboração da ideia fisiocrata do laissez-faire, laissez-passer – condenação clara aos entraves mercantilistas do Antigo Regime.
  • obediência às leis naturais, como explicitado acima;
  • liberdade de contrato entre as partes: a relação entre empregado e empregador deve ser feita com base no livre acordo entre ambos, sem intermediação do Estado ou dos sindicatos.
  • livre-concorrência e livre-cambismo: eliminação do protecionismo praticado pelas nações europeias entre os séculos XV e XVIII. A livre-concorrência estimula a produtividade e a melhoria técnica, beneficiando os consumidores.

Os conceitos e princípios mais utilizados pelo socialismo científico são:

  • a interpretação econômica da história: implica na noção de modo de produção. Segundo essa ideia, a economia (infraestrutura) é a base sobre a qual se apoia a estrutura social e que determina suas características políticas e culturais (superestrutura). As alterações econômicas, portanto, determinam as mudanças históricas, ou seja, cada período histórico apresenta um conjunto de características socioeconômicas, políticas e culturais (modo de produção), que só se altera quando ocorre alguma transformação econômica;
  • o materialismo dialético: o conceito de que a crise e a superação de um determinado modo de produção – ou seja, a transformação histórica – devem-se às suas contradições internas, isto é, aos antagonismos que se desenvolvem no interior do próprio modo de produção quando este se estrutura;
  • a luta de classes: conceito chave dentro do pensamento marxista, segundo o qual a luta de classes – o antagonismo social entre exploradores e explorados, sempre presente nas sociedades humanas – é responsável pelas transformações históricas; ou seja, a luta de classes, segundo o socialismo científico, é o motor da história.
  • a mais-valia: outro conceito chave do ideário marxista. Para Marx, o capital acumulado pelos detentores dos meios de produção advém da não remuneração integral do trabalho do proletariado. Isto é, o capitalista não paga integralmente o valor da força de trabalho usada na produção das mercadorias.


1
Dislike0
User badge image

gizele pacheco

Liberalismo: é a forma ao mesmo tempo racional e intuitiva de organização social em que prevalece a vontade da maioria quanto á coisa publica.


Socialismo: é um sistema politico onde todos os meios de produção pertencem a coletiva onde não existiria o direito a propriedade privada.


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/1305403#readmore

0
Dislike0
User badge image

RO REIS

Olá, essa resposta tem fonte?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais