Buscar

pergunta de semio

Homem de 45 anos, com histórico de 80 anos/carteira de tabagismo, emagrecimento acentuado e tosse progressiva com expectoração hemática, em investigação de massa no lobo inferior direito do pulmão, uso de medicação por conta própria, apresenta quadro súbito de edema localizado no membro inferior direito até o nível proximal da coxa, +++/++++, mole, inelástico, sem alteração da pele e doloroso à palpação. Qual é a causa mais provável do edema?

💡 3 Respostas

User badge image

Wiverton Rodrigues

Esse aí já está morto por si próprio
0
Dislike0
User badge image

Pedro Silva

tvp (?)

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Provavelmente é uma trombose venosa profunda (TVP) que deve ser confirmado com US doppler venoso, o mecanismo do edema é o aumento da pressão hidrostática pela compressão do trombo nas veias.

Pela história de tabagismo além de perda de peso acentuada (não mensurada) com tosse progressiva fala a favor de uma síndrome consumptiva de etiologia neoplásica pulmonar.

Lembrar que TVP é uma síndrome paraneoplásica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais