Buscar

Condições aeróbicas e anaeróbicas.

Geronilson é um atleta de corridas, e após treinamento intenso, se inscreveu em algumas provas durante um evento esportivo. Sabemos que ao realizar um exercício físico consumimos energia do ATP, que é sintetizado graças aos sistema energéticos em condições aeróbicas e anaeróbicas. Nesse contexto, responda:

1. A primeira prova que Geronilson participou foi uma corrida de 200 metros rasos em pista. Explique qual o sistema energético predominantemente foi usado por ele durante a prova, e o porquê.

2. Geronilson correu também a maratona (42,195 km) durante o evento. Em tal situação, como se deu a produção de energia para a realização da prova?


💡 1 Resposta

User badge image

Woodson Cordeiro

1 . Na corrida de 200 metros rasos, na qual o participante precisa de energia mais rápido, ele utiliza a glicose em condições de anaerobiose, pois apesar da fermentação gerar poucas moléculas de ATP, elas são produzidas mais rapidamente, tendo em vista que é um processo curto (apenas quebra da glicose).


2 . Na maratona ele não precisa de tanta explosão, ou seja, ele não precisa de energia o mais rápido possível e sim por mais tempo, por isso a produção de ATP pode seguir todo o ciclo de quebra da glicose (glicólise), ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. Pois a demanda se dá por tempo prolongado neste caso.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais