Buscar

Qual a influência do direito romano no direito brasileiro? Preciso de um resumo simples.

💡 3 Respostas

User badge image

Alexandre Zambrozuski

Por adotar o sistema de civil law, o Brasil se identifica com métodos de justiça baseados principalmente nas leis, seguindo os princípios base para resolucao dos casos concretos, assim, assemelha-se ao sistema romano, um dos mais antigos e reconhecidos para aplicabilidade das normas, admitindo assim, a influencia do direito romano no direito brasileiro nas áreas de direito civil, processo civil e direito penal. No campo do direito civil, o direito romano influencia fortemente todas as ramificações, todavia, deu-se enfoque à seara das pessoas, bens e obrigações.

1
Dislike0
User badge image

ricardo colares

A organizacao do codigo civil romano é a base o direito civil de muitas nações. Nesse era regulado todas as formas de interação da vida do cidadao romano, nos nacionalizados e até dos escravos do imperio.

A forma de codificar a vida civil romana antiga, servia para controlar não somente a sede do imperio mais todas as colonias que eram conquistadas, pois impunham regras de direito voltadas para a civil law exatamente como o atual codigo civil brasileiro.

O direito romano, também serviu de base para a inscrição do codigo canonico mesmo com a morte do latim como lingua oficial do imperio romano quando esse passou a sofrer influencia das linguas dos barbaros que foram conquistados e depois se rebeleram contra o imperio e assim, impuseram sua forma de regular a vida civil daquilo que restou do grande imperio.


1
Dislike0
User badge image

Samara Aragão

Gostaria de saber também, preciso realizar um trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais