Buscar

Descreva com suas palavras o ciclo menstrual evidenciando os eventos que ocorrem baseado nas variações hormonais?

💡 1 Resposta

User badge image

Ivana Bortozony

 Na primeira parte do ciclo

O ciclo começa com o sangramento menstrual, após a menstruação a cérvix fica fechada por uma camada espessa de muco, impedindo, impedindo a entrada de espermatozoide no útero.

- No inicio do ciclo, a hipofise do cérebro, começa secretar um hormônio, o FSH (hormônio do folículo estimulante) que estimulam vários folículos no ovário.

- Em um ciclo normal de 28 dias, nos primeiros 7 dias do ciclo, alguns folículos começam a crescer ao mesmo tempo, esses folículos amadurecidos.

- Por volta do dia 7, A quantidade de FSH começa a diminuir e  todos os folículos param de crescer, e começam a se degenerar, com exceção de 1, esse folículo dominante continua a crescer e nutrir o ovulo em desenvolvimento dentro dele.

- Por volta de 9 a 12 dia, As células ao redor secretam hormônio estrogênio na corrente sanguínea, que ativa a CERVIX, para produzir um muco essencial para fertilidade e engrossar o endométrio para receber o possível embrião. (esse é o inicio da fase fértil)

- Quando o estrogênio atinge o seu máximo,(Manda sinal para a hipófise) é estimulada a liberação pela hipófise do LH hormônio Luteinizante na corrente sanguínea.

Durante a segunda metade do ciclo menstrual


-No 14 dia, o hormônio luteinizante (LH) É o gatilho para ovulação. Esse hormônio faz com o que o folículo, passe por um surto de crescimento repentino, pouco antes da ovulação, o ovulo, se desprende do interior. O folículo libera substancias químicas, fazendo com o que as duas trompas de falópios se aproximem e rodeiem o folículo. O folículo incha, até que ele se abre. Liberando o ovulo e o liquido do folículo na cavidade abdominal. 

- Após a ovulação, o folículo vazio é transformado em corpo lúteo, produzindo outro hormônio: PROGESTERONA (Prepara o útero, caso, a fecundação ocorra) e, também faz com o que o muco fique denso, e faz com o que o tampão comece a se formar novamente na cérvix. 

- Caso não ocorra a fecundação, o útero para de receber os hormônios para engrossar o endométrio, as células do endométrio morrem e descama. Essa descamação é a menstruação. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais