Buscar

PQ FREUD ABANDONOU A HIPNOSE

💡 7 Respostas

User badge image

Correia S.

Freud substitui a hipnose pelo método que ele cunhou de associação livre, que nada mais é que permitir que o cliente fale livremente sobre aquilo que lhe vier a mente sem que haja nenhum tipo de censura consciente destes conteúdos. Freud abandona a hipnoterapia por entender que essa forma de acesso ao inconsciente é de certa forma "invasiva", entende que atingir o conteúdos recalcados dessa forma dá pouca participação do paciente na elaboração dos seus próprios conflitos internos. A associação livre seria então uma melhor para os objetivos terapêuticos que ele propunha.

1
Dislike0
User badge image

Aline Sargiani

Posteriormente, Freud percebe que as reminiscências traumáticas, resultados da realidade psíquica do paciente e não da realidade em si. Essas reminiscências poderiam ser recordadas sem hipnose, através da associação livre dos pensamentos.

Percebe-se assim, uma transição em que não parece caber valoração qualitativa. Trata-se sim de uma adaptação ao seu perfil na busca da técnica mais adequada e efetiva para ele.

1
Dislike0
User badge image

odinilton lima

Embora Freud tivesse usado a hipnose desde que abriu seu consultório em 1887, ele inicialmente usara a técnica simplesmente para remover sintomas por intermédio da sugestão. Quando encontrou resultados desapontadores, ele mudou para o método catártico em decorrência do relato de Breuer sobre Anna O.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais