Buscar

serviços sociais

FUND. EST. SAÚDE DA FAMÍLIA-SERVIÇO SOCIAL-2010)

Atualmente, as políticas focalistas do Estado neoliberal não só excluem a maioria do acesso aos benefícios, mas rompem com o que está garantido na Constituição Federal, principalmente no que se refere à saúde, assistência e previdência, constantes em lei como direito do cidadão e dever do Estado, dificultando a universalização dos direitos e, principalmente, o controle social. Desse modo, deparamos com alguns entraves e complicadores à articulação do trabalho profissional voltado aos interesses e às necessidades dos cidadãos. Assinale a alternativa que NÃO condiz com um desses entraves e/ou complicadores.

a. A ignorância por parte dos usuários e dos próprios profissionais do que é garantido como direito.

b. A focalização das políticas dificultando a crítica, a organização e o controle social porque atinge exatamente o “não cidadão”, que é levado a desejar e despertar compaixão.

c. O direito do cidadão discutido de forma fragmentada, por exemplo: direito do paciente, direito à renda mínima, direito à habitação etc.

d. Discussão ampla com todos os segmentos da sociedade sobre o direito do cidadão e/ou direitos nas suas inter-relações, conexões e interdependência.

e

💡 2 Respostas

User badge image

Andreia Porto

Qual é a resposta
0
Dislike0
User badge image

Nilza Almeida

Questão social no Brasil e o serviço social faculdade fael
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais