Buscar

qual e a diferenca entre o nivelamento geometrico e trignometrico??/

💡 3 Respostas

User badge image

Joseane Jose

Geométrico: mais preciso dos métodos de nivelamento. Utiliza miras verticais graduadas e níveis topográficos para medir o nivelamento por meio de visadas horizontais. As altitudes (cotas) são determinadas com grande rigor;

Trigonométrico: menos preciso do que o método geométrico, é realizado com o uso de teodolitos e estações com visadas independentes da inclinação. As cotas são obtidas por meio da leitura de ângulos e distâncias. Apesar de menos preciso, o nivelamento trigonométrico é mais rápido que o geométrico;
0
Dislike0
User badge image

Katy Postigo

níveis topográficos para medir o nivelamento por meio de visadas horizontais. ... Trigonométrico: menos preciso do que o método geométrico, é realizado com o uso de teodolitos e estações com visadas independentes da inclinação.

0
Dislike0
User badge image

Patricia Martins

Método geométrico

O método geométrico, também chamado de direto, consiste em medir as diferenças de nível de maneira direta. Nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos. Comparado aos demais, esse é o método mais adequado para nivelamentos que exigem alta precisão.

Para executar esse nivelamento, utilizam-se instrumentos chamados de níveis. Eles permitem a definição precisa de linhas de visadas horizontais, por meio das quais as diferenças de altura entre um ponto e outro são tomadas com o auxílio de miradas verticais. 

Método trigonométrico

O método trigonométrico consiste em fazer um levantamento indiretamente. O nivelamento é realizado através da medição da diferença de nível entre pontos do terreno, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos, levando em consideração a altura do centro do limbo vertical do equipamento ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.

Para a realização deste tipo de nivelamento é utilizado teodolitos ou estações totais, equipamentos por meio dos quais se obtém dados altimétricos e planialtimétricos.

Outra situação em que os nivelamentos trigonométricos são aconselhados é quando há a existência de muitos pontos em um relevo. Seus métodos de medição e cálculo permitem mais flexibilidade, sendo adequados para levantar áreas mais extensas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais