A maior rede de estudos do Brasil

Psicologia Social alguém tem o exercicio


3 resposta(s)

User badge image

daiane

Há mais de um mês

1.De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Propõe atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão.

(    ) Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo.

(    ) Faz reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e possíveis soluções.

(    ) Agenda consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. a)V - V - V - F. b)V - F - F - V. c)F - V - F - V. d)F - V - V - V.

2.Ramos (2003) expõe que a Psicologia Social estuda três ordens gerais de fenômenos. As pesquisas de psicologia social têm contribuído para uma compreensão mais ampla do psiquismo, por meio do estudo da consciência humana e da proposta de práticas psicossociais. Acerca do objeto de estudo da Psicologia Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Estuda o comportamento social e suas respectivas bases psicológicas.

(    ) O enfoque dos seus estudos são os fatores maturacionais e hereditários, que resultam no amadurecimento biológico.

(    ) Estuda o ser humano enquanto sujeito independente, que nasce com dons, potencialidades e aptidões, que são desenvolvidos no decorrer do amadurecimento biológico.

(    ) Analisa a vida social, bem como as interações psicológicas das pessoas.

(    ) A Psicologia Social examina como a personalidade é influenciada pelos grupos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: RAMOS, A. Introdução à psicologia social. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. a)F - V - F - V - F. b)F - F - V - F - F. c)F - V - V - F - V. d)V - F - F - V - V.

3.Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), embora existam inúmeras formas de conceituar atitude, as atitudes sociais contam com três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA:


FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. a)O componente comportamental nos leva ao componente afetivo. b)O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. c)O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social. d)O componente comportamental é determinado pelas atitudes que possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos.

4.Preconceito, estereótipo e discriminação são três termos relacionados a comportamentos negativos direcionados a pessoas ou grupos, baseados em julgamentos prévios que são mantidos mesmo diante de fatos que mostrem a incoerência dos mesmos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) De forma simples, podemos afirmar que o preconceito revela-se por comportamentos hostis contra indivíduos pelo fato de os mesmos fazerem parte de um grupo socialmente desvalorizado.

(    ) O estereótipo não leva em consideração a representação social.

(    ) A rotulação é exatamente o oposto do estereótipo.

(    ) O estereótipo e a discriminação estão relacionados ao preconceito: o estereótipo é a base cognitiva do preconceito e a discriminação, o componente comportamental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)F - F - V - V. b)V - F - F - V. c)V - V - V - F. d)V - V - F - V.

5.O psicólogo social comunitário trabalha diretamente com o indivíduo que possui um vínculo com a sociedade, levando em conta as condições internas e externas relativas a ele. Procura compreendê-lo e auxiliá-lo no processo pelo qual ele construirá sua personalidade de maneira crítica, tornando-se mais consciente de si mesmo e da realidade da qual faz parte. Sobre a psicologia social comunitária, analise as seguintes sentenças:


I- No Brasil, a psicologia comunitária começa a despontar na década de 60. Na época, pretendia deselitizar a profissão, já que, até então, o trabalho do psicólogo praticamente se restringia às pessoas pertencentes às classes sociais mais privilegiadas.

II- Em termos teóricos, metodológicos e práticos, a psicologia social comunitária manteve as mesmas bases da psicologia tradicional, sendo que tais bases são universais. Ela é neutra e imparcial e favorece a manutenção do status quo.

III- A psicologia social comunitária é comprometida socialmente, pois sua atuação abrange os bairros populares, favelas, movimentos populares, dentre outros espaços.


Agora, assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e III estão corretas. b)As sentenças II e III estão corretas. c)Somente a sentença I está correta. d)Somente a sentença II está correta.

6.A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas, como, por exemplo, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Sociologia.

II- Antropologia.

III- Filosofia.


(    ) Seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.

(    ) Esta é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões. 

(    ) Esta área estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas. 


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)II - III - I. b)I - III - II. c)III - II - I. d)II - I - III.

7.Estereótipos são crenças amplamente generalizadas para um grupo de indivíduos. Quando um estereótipo é integrado por aspectos exclusivamente negativos, configura um preconceito. Partindo desses pressupostos, analise as sentenças a seguir:


I- Preconceito costuma indicar conhecimento aprofundado sobre algo ou alguém que lhe é diferente.

II- O preconceito é manifestado por comportamentos ofensivos contra pessoas, pelo fato de serem integrantes de um grupo que socialmente não é reconhecido.

III- Estereótipo é o que embasa o preconceito em termos cognitivos.

IV- Os estereótipos podem abranger a atribuição de valores negativos, mas também valores positivos.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças II, III e IV estão corretas. b)As sentenças I e II estão corretas. c)Somente a sentença I está correta. d)As sentenças III e IV estão corretas.

8."A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária" (CAMPOS, 2003, p .10). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A psicologia comunitária tem por intuito educar e politizar. Prima pelos direitos humanos e procura contribuir para a melhora da qualidade de vida.

(    ) A prática da psicologia comunitária se destina principalmente para os grupos com melhores condições econômicas e mais acesso à cultura.

(    ) Cabe ao psicólogo social comunitário realizar o diagnóstico, planejar as práticas e executá-las na população-alvo, embora esta não entenda os objetivos das técnicas psicológicas e não seja participativa no decorrer das práticas.

(    ) A ação do psicólogo social comunitário abrange conhecimentos acerca da saúde pública, da administração, bem como gestão e supervisão dos serviços.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. a)F - V - F - F. b)V - F - F - V. c)V - V - V - F. d)F - F - V - V.

9.A psicologia de cada época pode ser entendida como um reflexo do momento histórico que se vivenciava. Com relação às abordagens psicológicas do século XX, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Abordagem Psicológica do Behaviorismo.

II- Abordagem Psicológica da Gestalt.

III- Abordagem Psicológica da Psicanálise.


(    ) A visão do indivíduo pode ser dúbia, pois não é suficientemente capaz de responder a todos os estímulos de forma lógica. Entre seus principais representantes destacamos Koffka.

(    ) Essa abordagem psicológica descreve que o indivíduo é responsável por seus atos. Entre seus principais representantes destacamos Watson.

(    ) Todas as ações são desenvolvidas em função do envolvimento afetivo. Entre seus principais representantes destacamos Freud.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)II - I - III. b)I - II - III. c)III - I - II. d)II - III - I.

10.A Psicologia Comunitária é uma abordagem articulada a uma visão totalizante do social e busca a explicitação de um compromisso social e político, baseado na prática concreta no campo social. Seguindo esta vertente, assinale a alternativa INCORRETA: a)A abordagem é interdisciplinar, mas o trabalho é feito individualmente. b)Busca-se a efetiva participação comunitária. c)A prioridade básica são as classes populares. d)A ênfase está na pessoas.


1.De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Propõe atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão.

(    ) Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo.

(    ) Faz reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e possíveis soluções.

(    ) Agenda consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. a)V - V - V - F. b)V - F - F - V. c)F - V - F - V. d)F - V - V - V.

2.Ramos (2003) expõe que a Psicologia Social estuda três ordens gerais de fenômenos. As pesquisas de psicologia social têm contribuído para uma compreensão mais ampla do psiquismo, por meio do estudo da consciência humana e da proposta de práticas psicossociais. Acerca do objeto de estudo da Psicologia Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Estuda o comportamento social e suas respectivas bases psicológicas.

(    ) O enfoque dos seus estudos são os fatores maturacionais e hereditários, que resultam no amadurecimento biológico.

(    ) Estuda o ser humano enquanto sujeito independente, que nasce com dons, potencialidades e aptidões, que são desenvolvidos no decorrer do amadurecimento biológico.

(    ) Analisa a vida social, bem como as interações psicológicas das pessoas.

(    ) A Psicologia Social examina como a personalidade é influenciada pelos grupos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: RAMOS, A. Introdução à psicologia social. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. a)F - V - F - V - F. b)F - F - V - F - F. c)F - V - V - F - V. d)V - F - F - V - V.

3.Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), embora existam inúmeras formas de conceituar atitude, as atitudes sociais contam com três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA:


FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. a)O componente comportamental nos leva ao componente afetivo. b)O componente cognitivo diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. c)O componente afetivo pode ser definido como o sentimento pró ou contra um determinado objeto social. d)O componente comportamental é determinado pelas atitudes que possuem um componente ativo e coerente com as cognições e afetos envolvidos.

4.Preconceito, estereótipo e discriminação são três termos relacionados a comportamentos negativos direcionados a pessoas ou grupos, baseados em julgamentos prévios que são mantidos mesmo diante de fatos que mostrem a incoerência dos mesmos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) De forma simples, podemos afirmar que o preconceito revela-se por comportamentos hostis contra indivíduos pelo fato de os mesmos fazerem parte de um grupo socialmente desvalorizado.

(    ) O estereótipo não leva em consideração a representação social.

(    ) A rotulação é exatamente o oposto do estereótipo.

(    ) O estereótipo e a discriminação estão relacionados ao preconceito: o estereótipo é a base cognitiva do preconceito e a discriminação, o componente comportamental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)F - F - V - V. b)V - F - F - V. c)V - V - V - F. d)V - V - F - V.

5.O psicólogo social comunitário trabalha diretamente com o indivíduo que possui um vínculo com a sociedade, levando em conta as condições internas e externas relativas a ele. Procura compreendê-lo e auxiliá-lo no processo pelo qual ele construirá sua personalidade de maneira crítica, tornando-se mais consciente de si mesmo e da realidade da qual faz parte. Sobre a psicologia social comunitária, analise as seguintes sentenças:


I- No Brasil, a psicologia comunitária começa a despontar na década de 60. Na época, pretendia deselitizar a profissão, já que, até então, o trabalho do psicólogo praticamente se restringia às pessoas pertencentes às classes sociais mais privilegiadas.

II- Em termos teóricos, metodológicos e práticos, a psicologia social comunitária manteve as mesmas bases da psicologia tradicional, sendo que tais bases são universais. Ela é neutra e imparcial e favorece a manutenção do status quo.

III- A psicologia social comunitária é comprometida socialmente, pois sua atuação abrange os bairros populares, favelas, movimentos populares, dentre outros espaços.


Agora, assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças I e III estão corretas. b)As sentenças II e III estão corretas. c)Somente a sentença I está correta. d)Somente a sentença II está correta.

6.A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas, como, por exemplo, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Sociologia.

II- Antropologia.

III- Filosofia.


(    ) Seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.

(    ) Esta é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões. 

(    ) Esta área estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas. 


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)II - III - I. b)I - III - II. c)III - II - I. d)II - I - III.

7.Estereótipos são crenças amplamente generalizadas para um grupo de indivíduos. Quando um estereótipo é integrado por aspectos exclusivamente negativos, configura um preconceito. Partindo desses pressupostos, analise as sentenças a seguir:


I- Preconceito costuma indicar conhecimento aprofundado sobre algo ou alguém que lhe é diferente.

II- O preconceito é manifestado por comportamentos ofensivos contra pessoas, pelo fato de serem integrantes de um grupo que socialmente não é reconhecido.

III- Estereótipo é o que embasa o preconceito em termos cognitivos.

IV- Os estereótipos podem abranger a atribuição de valores negativos, mas também valores positivos.


Assinale a alternativa CORRETA: a)As sentenças II, III e IV estão corretas. b)As sentenças I e II estão corretas. c)Somente a sentença I está correta. d)As sentenças III e IV estão corretas.

8."A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária" (CAMPOS, 2003, p .10). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A psicologia comunitária tem por intuito educar e politizar. Prima pelos direitos humanos e procura contribuir para a melhora da qualidade de vida.

(    ) A prática da psicologia comunitária se destina principalmente para os grupos com melhores condições econômicas e mais acesso à cultura.

(    ) Cabe ao psicólogo social comunitário realizar o diagnóstico, planejar as práticas e executá-las na população-alvo, embora esta não entenda os objetivos das técnicas psicológicas e não seja participativa no decorrer das práticas.

(    ) A ação do psicólogo social comunitário abrange conhecimentos acerca da saúde pública, da administração, bem como gestão e supervisão dos serviços.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. a)F - V - F - F. b)V - F - F - V. c)V - V - V - F. d)F - F - V - V.

9.A psicologia de cada época pode ser entendida como um reflexo do momento histórico que se vivenciava. Com relação às abordagens psicológicas do século XX, associe os itens, utilizando o código a seguir:


I- Abordagem Psicológica do Behaviorismo.

II- Abordagem Psicológica da Gestalt.

III- Abordagem Psicológica da Psicanálise.


(    ) A visão do indivíduo pode ser dúbia, pois não é suficientemente capaz de responder a todos os estímulos de forma lógica. Entre seus principais representantes destacamos Koffka.

(    ) Essa abordagem psicológica descreve que o indivíduo é responsável por seus atos. Entre seus principais representantes destacamos Watson.

(    ) Todas as ações são desenvolvidas em função do envolvimento afetivo. Entre seus principais representantes destacamos Freud.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a)II - I - III. b)I - II - III. c)III - I - II. d)II - III - I.

10.A Psicologia Comunitária é uma abordagem articulada a uma visão totalizante do social e busca a explicitação de um compromisso social e político, baseado na prática concreta no campo social. Seguindo esta vertente, assinale a alternativa INCORRETA: a)A abordagem é interdisciplinar, mas o trabalho é feito individualmente. b)Busca-se a efetiva participação comunitária. c)A prioridade básica são as classes populares. d)A ênfase está na pessoas.


User badge image

Franci

Há 10 dias

De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA:


a) Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo.

b) Faz reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e as possíveis soluções.

c) Agenda consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico.

d) Propõe atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão. 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes