A maior rede de estudos do Brasil

Para que serve a hermenêutica?

Introdução ao Direito IUNINASSAU MANAUS

4 resposta(s)

User badge image

Maria

Há mais de um mês

hermenêutica jurídica é o ramo da hermenêutica que se ocupa da interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal.Sua função é fixar o sentido e o alcance da norma jurídica.

hermenêutica jurídica é o ramo da hermenêutica que se ocupa da interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal.Sua função é fixar o sentido e o alcance da norma jurídica.

User badge image

Dani

Há mais de um mês

a hermenêutica é a arte de interpretar

O seu sentido original estava relacionado com a Bíblia, sendo que neste caso consistia na compreensão das Escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermenêutica também está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.

Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade.

Etimologicamente, a palavra está relacionada com o deus grego Hermes, que era um dos deuses da oratória.

Hermenêutica Bíblica

Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam.

Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não têm muito conhecimento das palavras e dos símbolos.

Hermenêutica na Filosofia

Na filosofia, hermenêutica é a ciência que estuda a arte e a teoria da interpretação, e surgiu na Grécia Antiga. A hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.

Na filosofia, hermenêutica é fundamentada por Hans-Georg Gadamer, que escreveu um livro sobre como explicar e analisar textos de forma coerente, através de métodos especiais. Para Gadamer, a hermenêutica é uma forma de compreender as ciências espirituais e a história, através de uma interpretação da tradição.

Hermenêutica Jurídica

Na área jurídica, hermenêutica é a ciência que criou as regras e métodos para interpretação das normas jurídicas, fazendo com que elas sejam conhecidas com seu sentido exato e esperadas pelos órgãos que a criaram.

Toda norma jurídica deve ser aplicada em razão do todo do sistema jurídico vigente, e não depende da interpretação de cada um, ela deve estar vinculada aos mandamentos legais de uma sociedade.

User badge image

Keila

Há mais de um mês

A hermenêutica é uma área da filosofia responsável por estudar a teoria da interpretação. Essa área pode ser aplicada em vários segmentos de estudos.

Em sua forma tradicional, a hermenêutica está relacionada ao estudo da interpretação de textos escritos das áreas da literatura, direito e religião.

Já a hermenêutica contemporânea também abrange formas não-verbais de comunicação e as particularidades que afetam a comunicação como um todo: pressupostos, proposições, semiótica, entre outros.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes