Buscar

Quais são as fases do romantismo?

💡 8 Respostas

User badge image

Mesla S

É possível identificar, observando o conjunto de obras românticas produzidas em diversos países, ao menos três tendências ou fases dessa arte:

Romantismo ultrassentimental: Obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe, ou ainda alguns poemas de Lord Byron, da Inglaterra, apresentam um forte sentimentalismo, em geral depressivo, exaltando a morte ou a loucura como fugas de uma realidade desastrosa. No Brasil, Álvares de Azevedo pode ser lido como um autor que dialoga com essa tendência romântica.

Romantismo social: Tendo como principal expoente o escritor francês Victor Hugo, autor de clássicos como Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre-Dame), essa vertente romântica é caracterizada por representar a miséria do povo e denunciar as mazelas sociais que ocorriam com as parcelas marginalizadas da sociedade.

Romantismo nacionalista: Ainda sob influência de Victor Hugo, assim como dialogando com fatos históricos fundamentais para compreender os séculos XVIII e XIX (tais como a Revolução Francesa ou, no Brasil, a chegada da Família Real em 1808), diversos autores construíram obras com forte tom nacionalista. O movimento indianista brasileiro, produzido por autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dialoga com essa tendência. 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Referente ao Romantismo em Portugal

Primeira Geração: Características ligadas ao classicismo, nacionalismo, valorização da história (Idade Média)

Segunda Geração: Ultrarromantismo, excesso de sentimentalismo, dramaticidade, desequilíbrio sentimental.

Terceira Geração: Já se aproxima do Realismo, identificação com a natureza, equilíbrio sentimental e aborda temas ligados a questões sociais.


0
Dislike0
User badge image

Thaís Mattos Giuliani

O Romantismo brasileiro é dividido em três fases:

Primeira geração romântica: A primeira geração romântica é intitulada “indianista”.

Segunda geração romântica (também conhecida como ultrarromantismo ou byroniana) é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante egocêntrica acerca da vida.

Terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais