A maior rede de estudos do Brasil

O termo andragogia

O termo andragogia foi utilizado pela primeira vez em 1833, pelo professor alemão Alexandre Kapp, para descrever um método de ensino que Platão utilizava com pequenos grupos de adultos. A expressão 'andragogia' deixou de ser utilizada por quase um século, quando Rosestock, em 1921, escreveu um artigo sobre a educação dirigida aos adultos, necessitando das bases filosóficas e metodológicas, e mais tarde por Linderman em 1926. Para o entendimento conceitual da perspectiva andragógica, há a necessidade do conhecimento sobre algumas correntes teóricas que a fundamentam como: aprendizagem autodirecionada, aprendizagem centrada no aluno, pedagogia crítica e a aprendizagem experiencial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:

I- A aprendizagem autodirecionada se encontra interligada à necessidade de saber, autoconhecimento, experiência, prontidão e orientação para saber e motivação.

II- A pedagogia centrada no aluno aborda com ênfase a autoaprendizagem e a aprendizagem significativa, também conhecida como abordagem humanista. 

III- A pedagogia crítica situa a educação como um dos principais elementos para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. 

IV- A aprendizagem experiencial aponta para a aprendizagem como um processo, que deve levar à valorização do resultado de uma única possibilidade científica. 

Assinale a alternativa CORRETA:

a) II, II IV.

b) III, IV.

c) II, IV.

d) I, II, III.

PedagogiaOutros

2 resposta(s)

User badge image

Geraldo

Há mais de um mês

O termo tem origem na língua grega e literalmente significa “ensinar para adultos"

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes