A maior rede de estudos do Brasil

Regionalização do Espaço Mundial

Compreendemos o mundo influenciados pelo conceito de região – sob a forma, por exemplo, dos continentes. É comum termos a noção de que “a Antártida é fria”, ou que “a Ásia tem uma grande população”, ou ainda que “a Austrália fica na Oceania. ” Essa compreensão cristalizou-se em nosso entendimento sobre o que são os continentes e quais as suas características mais marcantes. E esse processo tem origem no que chamamos de “primeiras definições de cunho teórico sobre o fenômeno regional”.

No início do século XX, dois intelectuais realizaram esses primeiros esforços teóricos no sentido de sistematizar o conceito de região: A. J. Herbertson (Grã-Bretanha) e Vidal de la Blache (França). Em meados do século XX, André Cholley (França) estabeleceu uma teorização mais próxima do conceito de região que temos atualmente,

 

Na tabela a seguir, na coluna A está o tempo e o local e na coluna B, as primeiras sistematizações sobre o conceito de região, faça uma análise e associe as duas colunas:

Coluna A - Localidade e tempoColuna B - Conceito de região1-França, meados do século XXI-Os fatores geográficos são essencialmente complexos, respondendo a combinações de fatores e os fatores a serem combinados na superfície terrestre seriam: fatores físicos, fatores bióticos (ou biológicos) e fatores humanos.2-Grã-Bretanha, início do século XXII-Busca pela conexão entre os aspectos naturais e humanos na explicação do conceito de região e Conceito de região geográfica, para denominar parcelas da superfície terrestre com características homogêneas, considerando elementos naturais e a ação humana;3-França, início do século XXIII-Atribui grande importância à classificação no processo de regionalização, objetivando “dividir o mundo em grandes regiões naturais e a região era um dado da geografia física, um dado da natureza”

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação das colunas.

Selecione uma alternativa:

a)

1 - I; 2 - III; 3 - II.

b)

1 - II; 2 - I; 3 - III.

c)

1 - III; 2 - II; 3 - I.

d)

1 - II, 2 - III; 3 - II.

e)

1 - I; 2 - II; 3 - III.

Anterior 

GeografiaEe De Ensino Medio

2 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes