A maior rede de estudos do Brasil

João Vero, embora sem formação superior em Jornalismo (sua formação é em Ciências Sociais) trabalha como jornalista da revista “Revelação

”, conhecida publicação semanal de circulação nacional. João, após ser destacado para investigar a vida do deputado Carlos Reto, deputado federal de importante partido de viés conservador pelo Estado Beta, publica pormenorizada matéria sobre a desregrada vida social do deputado. Nesta matéria, a revista revela o vício de Carlos por jogos de azar e suas constantes viagens para a cidade de Las Vegas, nos EUA, onde o mesmo seria conhecida figura nos círculos dos jogos nos grandes cassinos da cidade. A divulgação de tais fatos surpreendeu a todos, pois que seriam famosos os ataques do deputado à possibilidade de legalização de casas de jogos no Brasil, afirmando que seriam estas mais um elemento deflagrador da degradação da família brasileira.

Carlos Reto, indignado, discursou na Câmara dos Deputados e efetivou as seguintes denúncias:

Denúncia A - Teria a revista cometido efetiva violação a direito fundamental, já que a Constituição Federal garante a todos os brasileiros total proteção à intimidade e à privacidade, sendo que as notícias apresentadas pelo supramencionado meio de comunicação diziam respeito apenas à sua vida particular e não à sua atuação como homem público;

Denúncia B - João Vero, na verdade não possuía a formação exigida para o exercício da profissão de jornalista, já que não teria havido a revogação do Decreto-lei nº 972 de 1969, que exige que o exercício da profissão de jornalista somente seja autorizado àqueles possuidores de formação superior nesta área.

Denúncia C - A Revista Revelação não estaria cumprindo com os pressupostos de imparcialidade a que estão submetidos todos os meios de comunicação, já que as denúncias apresentadas pela revista sempre se dirigiam a deputados partidários de ideologias conservadoras.  

No que se refere ao discurso do deputado federal Carlos Reto, e com base no que dispõe o sistema jurídico-constitucional brasileiro, pergunta-se:

Esta correto com relação à Denúncia A?

Está correto com relação à Denúncia B?

Está correto com relação à Denúncia C?


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?