A maior rede de estudos do Brasil

trabalho bioquímica

Durante uma prova de maratona, à medida que o suprimento de oxigênio se torna gradualmente insuficiente durante o exercício muscular intenso realizado pelos atletas, a liberação de energia pelas células musculares esqueléticas processa-se cada vez mais em condições relativas de anaerobiose, a partir da glicose. O principal produto acumulado nessas condições é o:

a) Ácido pirúvico.

b) Ácido acetoacético.

c) Ácido láctico.

d) Etanol.

e) Ácido cítrico.


2 resposta(s)

User badge image

Bia

Há mais de um mês

ácido lático! nós possuímos duas vias de produção de ATP, essencial para realizarmos qualquer atividade, pois o ATP é energia.

1- Respiração aeróbia: Corpo se utiliza da glicose, catabolizando-a aos poucos para formação de energia, redendo ao final 32 ATP. Porém, esse é um processo demorado, não sendo eficaz para atividades como maratonas, logo o organismo terá que recorrer para a...

2- Respiração anaeróbia: Formação de ATP rapidamente pela glicólise na ausência de oxigênio, porém com a formação de ácido lático, que pode provocar acidose no sangue e a famosa dor pós-exercício, e menos formação de ATP, pois não passa pela fase do ciclo de krebs nem fosforilação oxidativa.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes