A maior rede de estudos do Brasil

Imagine-se atuando como professor de biologia em uma escola municipal,

Imagine-se atuando como professor de biologia em uma escola municipal, no entanto, muito descontente com o real aprendizado dos alunos, principalmente após participar de um congresso acerca das tendências no ensino de ciências.

Você atua no ensino médio, e os alunos chegam sem a noção de método científico. Sabendo que o ensino tradicional há muito tempo está ultrapassado, e não instiga a investigação e observação dos fenômenos para a construção do conhecimento, você então decide colocar o problema em reunião com o corpo docente, e escuta os seguintes aspectos:

- As crianças mais novas não estão prontas para aprender sobre o método científico, diz o professor de ciências do ensino fundamental.

O professor de química de séries finais do ensino fundamental fala que ensina sobre a observação e constatação de fenômenos, mas também nota a falta de segurança para as conclusões. Também acredita que a inserção do método científico é importante, e o quanto mais cedo, melhor.

- O método tradicional é ainda o mais indicado no processo de ensino aprendizagem, e não pode ser substituído, comenta o professor de Português.

A diretora então, interrompe a conversa e questiona:

- O que você sugere então?

É o seu momento de expor as justificativas e tendências para o ensino de ciências e sugerir então alguma ação que possa diminuir essa lacuna de ensino.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Eu concordo com o professor de química. O ensino do método científico pode ser iniciado ainda na educação infantil, e compreende a aplicação de métodos e técnicas práticas que visam oportunizar as crianças o entendimento do mundo que a rodeia, o entendimento prático acerca dos fenômenos que vivenciam dia a dia, para então chegar a uma conclusão.

Realmente é um método mais demorado de ensino, quando comparado com o método tradicional, no entanto, é uma tendência no ensino. Além disso, permite que as crianças explorem a sua curiosidade e o raciocínio lógico.

O que estou propondo não é uma mudança no ensino e sim a realização de eventos esporádicos, como por exemplo, feiras de iniciação científica, para instigar e fomentar a curiosidade dos alunos frente aos fenômenos do mundo. Como seria voltado aos alunos do ensino fundamental, poderia ser produzido pelos alunos do ensino médio, e por eles mesmos apresentados os experimentos nas feiras aos mais novos.


CienciaUNILAGOS

1 resposta(s)

User badge image

jonito.

Há mais de um mês

imagine-se num mercado municipal e quer comprar tomate (20MT/kg) e batata (30MT/kg), quando estaremos em presença de preço de equilibrio daqueles dois bens?
imagine-se num mercado municipal e quer comprar tomate (20MT/kg) e batata (30MT/kg), quando estaremos em presença de preço de equilibrio daqueles dois bens?

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes