A maior rede de estudos do Brasil

Eu tenho muita duvida de psicopatologia

Segundo Dalgalarrondo (2000), semiologia é a ciência dos signos, estando presente em todas as atividades humanas que incluam a interação e a comunicação entre dois interlocutores pelo uso de um sistema de signos (por exemplo: fala, gestos, atitudes, comportamentos não-verbais). Ela estuda os sintomas e sinais das doenças, permitindo ao profissional da saúde identificar alterações físicas e mentais, ordenar os fenômenos observados, formular diagnósticos e estabelecer métodos de tratamento. 

Considerando a alteração do conteúdo do pensamento, assinale a afirmação INCORRETA a respeito do delírio: 

a) No delírio de tipo megalomaníaco, as pessoas que sofrem deste tipo de delírio consideram-se superiores aos outros em diversos aspectos (por ex: a pessoa mais inteligente ou mais rica de todas). 

b) Delírios paranoides podem ser sintomas da esquizofrenia paranoide, porém podem ocorrer também com o uso de substância. 

C) Uma diferença entre a ideia obsessiva e o delírio é o grau de convicção do sujeito. No delírio, o sujeito é capaz de duvidar das suas próprias ideias. 

D) No delírio o indivíduo apresenta convicção extraordinária, certeza subjetiva praticamente absoluta, não tendo dúvida da veracidade de seu delírio. 

E) A apresentação de argumentos lógicos não é suficiente para remover a crença delirante. 

PsicopatologiaUNINASSAU LAURO

4 resposta(s)

User badge image

Patricia

Há mais de um mês

A resposta incorreta é a letra C. No delírio, o sujeito não duvida de suas ideias, ele tem certeza.

User badge image

Rubens

Há mais de um mês

A alternativa C está incorreta, pois está invertida, o obsessivo duvida de suas ideias. Na esquizofrenia aquilo tem peso de realidade e não é passível de duvidas

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes