Buscar

A importancia dos fundamentos filosoficos na educação para a construcão de um educador.

A disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, é pautada pela discussão sobre o conhecimento científico produzido ao longo dos séculos a partir da perspectiva filosófica, tendo como base o recorte longitudinal de produção do conhecimento acerca da conformação das relações sociais, em torno de temas como ciência, religião, Estado e educação.

💡 1 Resposta

User badge image

Bruna Casini

Tendo em vista, o mundo cientificista marcado por grandes descobertas tecnológicas que tornam os sujeitos reificados e passivos. A educação filosófica poderá contribuir para o crescimento crítico na formação da opinião pública crítica. A proposta de Habermas é reconstruir alternativas viáveis na construção de um modelo estritamente racional que tenha a finalidade emancipatória do indivíduo, enquanto sujeito inserido no processo formativo coletivo da opinião pública crítica. Em meio a essas possíveis alternativas, a saída do sujeito de sua resignação para uma práxis discursiva possibilitará um maior desempenho empreendedor na sua caminhada em direção de sua emancipação crítica e humana. Sendo assim, a validade objetiva, enquanto agir comunicativa se determina necessariamente por vontades subjetivas enquanto sujeitos críticos conscientes. Com isso, a teoria de Habermas tentará re-estabelecer o credenciamento do poder crítico referente a exclusividade racionalhumanizada, mediante uma ação pedagógica transformadora e libertadora. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais