A maior rede de estudos do Brasil

Como você estudou, o resumo acadêmico pode ser considerado a “vitrine” do seu trabalho, pois é a parte que irá despertar nas pessoas o interesse pelo

seu texto, principalmente em artigos, e onde são destacados os pontos relevantes da pesquisa que você leu ou que você desenvolve.

 

Indiscutivelmente, o resumo será a seção mais lida do seu documento científico e, por isso, é importante que seja bem formulado. Quando há a transcrição das ideias de um autor ou de uma pesquisa, segundo Severino (2002), o resumo deve apresentar, de forma concisa, além do título, o nome do autor, o conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro, artigo, dissertação, tese etc.), esse tem a finalidade específica de passar, ao leitor, uma ideia completa do teor do documento analisado.

 

Esse tipo de texto, geralmente, é solicitado para publicação ou apresentação em eventos culturais, científicos etc. Nesse sentido, o resumo deve ser redigido em um só parágrafo, com 200 a 250 palavras e deverá conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Este tipo de trabalho centra-se na extração das ideias básicas do(s) autor(es), informando qual a natureza do trabalho, indicando o objeto tratado, os objetivos visados, as referências teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos adotados e as conclusões/os resultados a que se chegaram.

 

Partindo desse pressuposto, assista ao vídeo a seguir, disponibilizado no Youtube, com o professor Leandro Karnal. Ele explica sobre uma oportunidade de ser feliz nos dias de hoje, não por meio de uma fórmula, mas sim por meio de perguntas, questionamentos e conhecimento.

 

https://www.youtube.com/watch?v=SvuqRoYWuyM

 

A partir disso, elabore um resumo do vídeo que você assistiu, levando em consideração as características do gênero estudado.

 

IMPORTANTE!

 

Ao elaborar sua resposta, crie um parágrafo, estabelecendo relação entre os conteúdos propostos nos tópicos. Não se esqueça de empregar a norma culta da língua portuguesa (concordâncias, regências, pontuação, acentuação etc.).

 

Utilize elementos de coesão como: inicialmente, outro aspecto, posteriormente, dessa forma, nesse sentido, diante disso, além disso, por outro lado, entretanto, por isso, enfim, todos os conectores que ajudam a formar um texto coeso e coerente.



Ainda não temos resposta. Você sabe responder?