A maior rede de estudos do Brasil

Resumo de fisiologia do sistema digestivo?

Fisiologia IColégio Objetivo

4 resposta(s)

User badge image

camila

Há mais de um mês

eu postei no meu perfil
eu postei no meu perfil
User badge image

Juliana

Há mais de um mês

O sistema digestório é constituído pelas seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Sua função é transformar alimentos em nutrientes e absorvê-los, e eliminar produtos sólidos sob a forma de fezes. Ele transforma macromoléculas em seus monômeros para possibilitar a absorção para o meio intracelular.

Ele realiza dois tipos de digestões: Digestão mecânica e química. A digestão mecânica é a quebra física das moléculas por meio da mastigação (língua e dentes) e movimentos peristálticos. Já a química é a transformação das macromoléculas em micromoléculas por ação dos sucos digestivos.

Ao final da digestão o que não foi absorvido vai para a porção final do intestino grosso (ânus) e é eliminada em forma de fezes.


User badge image

Laura

Há mais de um mês

sistema digestivo, ou digestório, é um canal que distende da cavidade bucal ao ânus, podendo ser chamado também de trato gastrintestinal. Os órgãos que fazem parte do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.Existem outros órgãos que fazem parte do sistema digestório mas que nunca entram em contato com o alimento. Os órgãos digestórios acessórios auxiliam na digestão através da produção ou armazenamento de secreções que passam para o trato gastrintestinal. São eles: a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes