Buscar

A anatomia do sistema dos canais radiculares

A anatomia do sistema dos canais radiculares dita os parâmetros sob os quais o tratamento endodôntico será realizado. O sucesso da terapia endodôntica depende, fundamentalmente, da correta execução de todas as suas etapas, que vão desde o diagnóstico até a obturação.

Com relação ao limite cemento dentinário e a odontometria, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a.

As desvantagens do método eletrônico para encontrar o comprimento real de trabalho é sua demora na localização, pode trazer problemas ao paciente hipertenso e possui alto custo.

b.

A odontometria tem como objetivo encontrar o comprimento de exploração inicial do dente (CEI), que é o local no qual o endodontista irá trabalhar.

c.

O limite cemento dentinário é o ponto de maior constrição do canal radicular e também, é o local limite em que o endodontista pode trabalhar.

d.

O canal dentinário não deve ser manipulado,pois é no coto pulpar que ocorre a reparação no término do tratamento.

e.

A técnica de Bregmam, para realizar a odontometria, é a mais utilizada, por ser prática, simples e está indicado em casos que os dentes não possuem coroa.


💡 4 Respostas

User badge image

Dimas

c

3
Dislike0
User badge image

Leticia Arruda

C- O limite cemento dentinário é o ponto de maior constrição do canal radicular e também, é o local limite em que o endodontista pode trabalhar.

A junção CDC é nível onde o conduto radicular se apresenta em menor calibre por conta do canal se afunilar no sentido apical, e após esse limite o canal volta a se abrir no ápice do dente, onde as inervações se direcionam para a distal. O endodontista somente deve instrumentar até esse limite, conhecido como CT (comprimento de trabalho) e não realizar a remoção do coto pulpar.

3
Dislike0
User badge image

Rafael Da Silva

É a letra C, que é o limite cemento dentinário é o ponto de maior constrição do canal radicular e também, é o local limite em que o endodontista pode trabalhar.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais