A maior rede de estudos do Brasil

respostas

De acordo com Mendes et al. (2006), as doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 1/3 das mortes no Brasil. Dentro de sua multicausalidade, muitos dos fatores de risco para essa afecção são a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão arterial e o tabagismo, que têm raízes na infância e apresentam efeitos aditivos na vida adulta. Dentre as emergências clínicas associadas ao sistema cardiovascular, a angina de peito é caracterizada pela insuficiência de oxigênio no músculo do coração, que pode gerar uma sensação de pressão e/ou uma dor torácica. Estresse emocional ou esforço físico exige maior desempenho do coração, assim, maior fluxo de sangue e oxigênio para o músculo cardíaco. Logo, a deficiência de oxigênio no miocárdio fará a vítima sentir dor. Com relação à angina de peito, analise as sentenças a seguir:


I- A angina de peito é causada pela obstrução das artérias coronárias, tornando o fluxo de sangue insuficiente na região do miocárdio.

II- O fluxo de sangue insuficiente na região do miocárdio ocorre normalmente devido ao acúmulo de gordura e outros sedimentos nas artérias coronárias.

III- Outro fator que pode gerar a angina é o excesso de trabalho e as condições extremas de temperatura, pois diminuem a frequência cardíaca.

IV- Um dos principais sintomas é a dor torácica retroesternal ou precordial (às vezes, desconforto).

V- A dor pode irradiar-se para membros superiores, ombros, mandíbula e porção superior do abdome. Raramente ultrapassa dois a cinco minutos, desaparecendo com repouso e uso de vasodilatador sublingual.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: MENDES et al. Associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes e seus pais. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, v. 6 supl. 1, maio, 2006.

a) As sentenças I, II, III e V estão corretas.b) As sentenças II, III e IV estão corretas.c) As sentenças I, III, IV e V estão corretas.d) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.


1 resposta(s)

User badge image

Diego

Há mais de um mês

I e II estão corretas.

I e II estão corretas.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes