Buscar

Qual a diferença entre: citocinas, interleucinas e quimiocinas?

💡 2 Respostas

User badge image

Lidinha

As citocinas são produzidas por células tanto do sistema imune inato quanto o adaptativo, afim de ativar, mediar ou regular a resposta imune,são polipeptídeos ou glicoproteínas produzidas por diversos tipos celulares e capazes de modular a resposta celular de diversas células, incluindo dela própria. São moléculas hidrossolúveis e de tamanho variado. Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.As interleucinas são  proteínas produzidas principalmente por leucócitos (principalmente por linfócitos T, macrófagos e eosinófilos) cada uma com suas funções, sendo que a maioria delas está envolvida na ativação ou supressão do sistema imune e na indução de divisão de outras células. Também possuem função na memória e são usados como medicamento.As quimiocinas fazem parte de uma família especializada de citocinas, que funcionam como potentes mediadores ou reguladores da inflamação, pela habilidade de recrutar e ativar subpopulações específicas de leucócitos.
2
Dislike0
User badge image

Heloísa Vieira

Citocinas: grupo de proteínas liberados por células como macrófagos, mastócitos e células dendríticas que exercem efeitos pleiotrópicos (um gene que influencia mais de uma característica no indivíduo) incluindo o processo de ativação celular para células importantes na resposta imune, diferenciação celular e também potencializa a atividade microbicida.

Interleucinas: São um grupo importante de citocinas. Contém mais de 40 membros identificados, a qual não numerados pela sua ordem de descoberta (IL-1, IL-2, IL-3...). Elas emitem sinais entre membros da família dos leucócitos. Porém, também podem exercer funções entre outros tecidos que o sistema imune precisa recrutar durante as primeiras fases da resposta imune, como: Células endoteliais do vaso sanguíneo, hepatócitos do fígado, células-tronco da medula óssea, fibroblastos e até mesmo neurônios do sistema nervoso. 

As quimiocinas também são liberadas dos encontros com PAMP e DAMP e atuam como fatores quimiotáticos, ajudando a formar uma trilha que irá orientar células do sistema imune até o local onde a infecção ou lesão tecidual está acontecendo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais