Buscar

Quem propôs a Teoria da Relatividade?

💡 8 Respostas

User badge image

Pala Silva

Na verdade, foi a primeira esposa de Albert Eintein, a brilhante física Mileva Maric Einstein, de quem Albert usurpou as ideias e fez de tudo para apagar a história (inclusive a tese de doutorado dela "sumiu" da unviersidade).

Na primeira publicação da teoria da relatividade, Mileva aparece como coautora junto com Albert, mas devemos considerar que artigos de mulheres não eram aceitos nas revistas científicas da época.

Questionamentos à parte, Maric merece reconhecimento por diversas razões. A principal delas é que ela foi uma das primeiras físicas do mundo a enfrentar um sistema tradicionalmente machista para poder estudar. Mas, como é quase praxe na história das mulheres que tentam se dedicar à ciência, ela foi afastada dos estudos pelo casamento e o nascimento de outros filhos.

Em 1918, Einstein escreveu para Mileva Maric oferecendo o dinheiro de um prêmio Nobel que acreditava ser candidato a receber (e de fato recebeu em 1921), como parte do divórcio dos dois. Quando o prêmio veio, ele deu a ela somente metade do dinheiro, o que levanta mais dúvidas: por que ele daria a ela o dinheiro do prêmio e não uma pensão, como seria o esperado? Seria alguma espécie de compensação pela participação dela no trabalho?

São várias as evidências favoráveis à Mileva. Não podemos deixar que ela continue apagada.

Você pode ler mais em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/08/mileva-maric-einstein-sua-participacao-na-fisica-foi-esquecida.html

2
Dislike0
User badge image

Thalita Souza

Relatividade Especial é uma teoria publicada no ano de 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada.

0
Dislike0
User badge image

Lucas Ferreira

Einstein

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais