Buscar

Comportamento do consumidor e quais os benefícios as organizações podem obter com a analise de mercado

Entender o comportamento do consumidor é obrigação de toda e qualquer organização. Profissionais de marketing pesquisam seus públicos para conhecer suas vontades, desejos e de que forma pretendem consumir produtos e serviços. Isso facilita o lançamento de produtos e serviços de forma mais acertada no mercado. Disserte sobre a importância do estudo do comportamento do consumidor e quais benefícios as organizações podem obter com a utilização da análise de seus mercados. Cite um exemplo prático.

💡 6 Respostas

User badge image

Paulo Roberto Gomes

Entender o comportamento do consumidor pode ser a chave do sucesso de muitas organizações. Saber como o consumidor realiza a compra de produtos e serviços, quais mídias impactam os clientes, que produtos são mais desejados, quais quantidades são demandadas por um mercado, quanto e de que forma os clientes desejam pagar, onde os clientes se encontram, são informações que devem ser monitoradas no mercado para facilitar a formulação da estratégia de marketing destas organizações. Assim, estudar o comportamento do consumidor é tarefa obrigatória para que as estratégias de marketing tenham sucesso. * Entender o consumidor, suas necessidades e desejos, resulta em mais vendas e lucratividade maior, resultados de uma boa estratégia alinhada ao mercado, que pode direcionar os esforços das organizações a criar produtos e serviços demandados pelo mercado e não com base apenas em planejamento sem foco. * O monitoramento do comportamento do consumidor deve levar também em consideração as trocas dos clientes com as organizações. A tomada de decisão do cliente no ponto de venda, a forma de pagamento e como ele consome o produto ou serviço são informações relevantes que devem ser consideradas. * Exemplo: uma empresa de internet poderá identificar o uso de seu serviço verificando a estrutura familiar de seus clientes e a faixa de horário de maior consumo. Tendo essas informações, ela pode adaptar melhor a oferta na prestação de serviço com maior banda ofertada nos momentos de pico, chegando até a um suporte técnico em horários diferenciados para atender a clientes que necessitem de reparo na internet, solucionando de forma rápida problemas que podem ocorrer no fornecimento do serviço de conexão à internet.

5
Dislike0
User badge image

Gilmario Gilmario

Para criar valor para os consumidores e lucros para as organizações os profissionais de marketing precisam entender por que os consumidores compram determinados produtos e não outros. E para obter esse entendimento estuda-se o comportamento do consumidor: seus pensamentos, sentimentos e ações, bem como as influências (pessoais, culturais, psicológicas e sociais) sobre eles que determinam mudanças no comportamento.

O comportamento de compra do consumidor continua sendo um dos grandes desafios do marketing. Entendendo-o tem-se a possibilidade de ter um desempenho mais assertivo nas empresas e explorar, de maneira mais fundamentada, as oportunidades de mercado. Estes aspectos são imprescindíveis para que as empresas alcancem o sucesso no mercado que atuam. 

Na abertura de um negócio, em sua manutenção ou crescimento é preciso entender, antes, o perfil do consumidor, de modo que alguns consumidores revelem uma maior atração por certo tipo de produtos do que outros. Para determinados consumidores, alguns objetos são imprescindíveis, já para outros eles são dispensáveis. O consumidor tem preferências que não são as mesmas para todos, já que cada um prefere aquilo com o qual se identifica.

Ter informações concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor permite que os gestores consigam desenhar os melhores produtos e serviços para satisfazer as necessidades e as vontades do seu consumidor; decidir a praça que garantirá ao consumidor melhor acesso aos seus produtos e serviços; decidir o preço ótimo do seu produto ou serviço; encontrar o método de promoção mais eficiente para atrair consumidores; entender as principais motivações e fatores por trás da decisão de compra do seu consumidor.

Atualmente, os consumidores mudaram a forma de se relacionarem com as marcas/produtos/serviços que consomem, já que estes vivem num contexto que preza a inovação, processam inúmeras informações e querem interagir de uma forma mais próxima com as marcas e as empresas. Portanto, os profissionais de marketing que não procurarem entender o consumidor (o que ele quer e como ele compra) e que não procuram insights sobre o seu comportamento, não vão mais conseguir se envolver com seu público alvo buscando torná-los clientes. 

É preciso maior agilidade para entender o comportamento do consumidor em função da evolução das redes sociais. O consumidor está respondendo cada vez mais rápido, ou seja, o que o atrai hoje necessariamente pode não ter o mesmo valor no dia seguinte. Marcas/produtos/serviços que não atendem as necessidades/desejos dos consumidores podem ser rejeitados por causa da influência das redes sociais, já o que agrada os consumidores pode ter maior interesse do público devido à mesma influência. 

4
Dislike0
User badge image

Liliane Pauletti

O comportamento do consumidor é o estudo que aborda a percepção que as pessoas têm sobre uma marca e suas motivações no relacionamento com ela, na compra de seus produtos ou na contratação de seus serviços.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais