Buscar

Qual a diferença entre síncope e convulsão?

💡 3 Respostas

User badge image

Izabela Gomes

Convulsões podem causar perda de consciência súbita, porém não são consideradas síncopes. Entretanto, as convulsões podem ser consideradas em pacientes que apresentam síncope aparente, pois a história pode não ser clara ou estar indisponível, e algumas convulsões não são tônico-clônicas.
0
Dislike0
User badge image

Jaqueline Ana Foschera

Síncope: Desmaio ou perda temporária e súbita de consciência.

Convulsão: Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.

Causas:

- hemorragia;

- intoxicação por produtos químicos;

- falta de oxigenação no cérebro;

- efeitos colaterais provocados por medicamentos;

- doenças como epilepsia, tétano, meningite e tumores cerebrais.


0
Dislike0
User badge image

Carol FM

SÍNCOPE: É a perda de consciência (PC) súbita e breve com perda do tônus postural seguida de restabelecimento espontâneo. O paciente fica imóvel e flácido e geralmente com membros frios, pulso fraco e respiração superficial. As vezes ocorrem movimentos musculares abruptos involuntários breves, que lembram uma convulsão.

QUASE SÍNCOPE: É a tontura e a sensação de desmaio iminente, sem perda da consciência. Geralmente é classificada e discutida com a síncope, pois as causas são as mesmas.

CONVULSÕES: Podem causar perda de consciência súbito, porém não são consideradas síncopes. Entretanto, as convulsões podem ser consideradas em pacientes que apresentam síncope aparente, pois a história pode não ser clara ou estar indisponível, e algumas convulsões não tônico-clônicos. Além disso, a convulsão breve (menos de 5 segundos) ocorre algumas vezes com a síncope verdadeira. _____________________________________________________________________________________

A maioria das síncopes resulta de fluxo cerebral insuficiente. Alguns casos envolvem fluxo adequado, porém substratos cerebrais insuficientes (oxigênio, glicose ou ambos). A maioria dos casos de fluxo sanguíneo cerebral insuficiente são causadas por diminuição do débito cardíaco:

  • doenças cardíacas que obstruem o fluxo.
  • doença cardíaca com disfunção sistólica.
  • doenças cardíacas com disfunção diastólica.
  • arritmias (muito rápidas ou muito lentas)
  • condições que diminuem o retorno venoso.

As causas mais comuns de síncope são síncope vasovagal (neurocardiogênica) idiopática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais