Buscar

Filosofia

Nem sempre há consenso em uma sociedade plural, diversificada, sobre se uma ação é certa ou errada, moral ou imoral. Um bom exemplo disso é o caso do aborto. Tirar a vida de um feto com menos de 3 meses de idade, num caso em que a gravidez ocorreu por descuido, é visto por algumas pessoas como uma ação imoral, mas ao mesmo tempo outras pessoas pensam que se trata de uma ação moral. Mas, afinal, o aborto, nesse caso, é moral ou imoral?

Diante dessa questão, o que diria um utilitarista?

💡 1 Resposta

User badge image

Pala Silva

O utilitarista seria aquele que se filia ao utilitarismo que é uma teoria desenvolvida na filosofia liberal inglesa, especialmente por Bentham e Stuart Mill, que considera a boa ação ou a boa regra de conduta caracterizáveis pela utilidade e pelo prazer que podem proporcionar a um indivíduo e, em extensão, à coletividade.

Em âmbito filosófico, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

Como o utilitarista partiria da premissa acima exposta, consideraria MORAL o aborto no caso citado na questão do ponto de vista do bem-estar da gestante e sua liberdade sobre a determinação do próprio corpo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais