Buscar

quais sao as condições históricas que contribuíram para o surgimento da sociologia?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucimara Maria Pedroso

Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o renascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.

Ademais, a necessária Revolução Francesa teria deixado um cenário caótico e instável, que necessitava de correção para que houvesse uma retomada do crescimento econômico, social, moral, científico e político do mundo. Comte formulou, então, as ideias positivistas, que foram o centro dessa primeira produção sociológica.

Porém, a Sociologia somente tornou-se uma ciência, de fato, com um método bem delimitado, a partir das ideias de Émile Durkheim, que foi considerado o primeiro sociólogo a rigor, enquanto Comte é considerado o “pai” da Sociologia.


0
Dislike0
User badge image

Amanda Nazaré

Bom a Sociologia surgiu na metade do seculo XIX o que mas contribuiu para esse surgimento foi os impactos Revoluções Industrial e Francesa , e também as transformações da econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos. sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica .Daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna às sociedades tradicionais 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais