Buscar

QUAL O PONTO CERTO PARA SE FAZER A IRRIGAÇÃO DE UMA CULTURA

💡 2 Respostas

User badge image

Otavio Oliveira

Devemos irrigar o solo quando ele se encontrar próximo ao limite crítico, esse ponto é onde a planta começa a gastar energia para absorver água, esse gasto pode impactar diretamente na produção da Cultura, esse ponto se encontra entre a Capacidade de Campo e o Ponto de Murcha Permanente, para saber exatamente qual a hora certa muitas coisas tem que ser levadas em consideração.

ESSA É A RESPOSTA, MAS SE QUISER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO VOU DEIXAR O QUE LEMBRO A BAIXO.

Alguns cálculos devem ser feitos, vou deixar o que lembro agora de cabeça mas já adianto que falta informações na explicação a baixo.

Sou estudante de agronomia do quarto ano, então se esquecer de algum detalhe me desculpem!!

O nosso solo funciona de forma parecida a uma caixa da água, ou seja, pode estar "cheio" a isso nos denominamos Capacidade de Campo(CC), assim como pode estar vazio e a isso chamamos de Ponto de murcha Permanente (PMP), os solos mais arenosos tem drenagem de água maior, devido a maior quantidade de macro poros, com isso é necessário se irrigar mais vezes que um solo argiloso, onde a água fica mais retida ao solo.

É importante entender que;
- Solos mais argilosos retém mais água porém, tem partículas de água tão fortemente retidas que essas não estão disponíveis as plantas. Já os arenosos tem mais água disponível as plantas, porém estes drenam mais rapidamente.
O Nome utilizado a isso é "Água prontamente disponível".

Agora que vc entendeu alguns pontos importantes, o ponto correto para se fazer uma irrigação é antes do ponto de murcha Permanente como já comentado, porém outros fatores devem ser levados em consideração como a cultura que vc está trabalhando e qual o requerimento dela, o clima, a textura do solo(areia, silte,argila), até onde a raiz da planta pode explorar.

DTA= (CC-PMP) . Z

DTA: Disponibilidade total de Água, cm.
CC: Umidade do solo na capacidade de campo.
PMP: umidade do solo no ponto de murcha.
Z: Profundidade efetiva das raízes.


Fora todos esses fatores é importante saber qual forma de irrigação utilizar já que se existe muitas maneiras, como gotejo, microaspersor, aspersor, pivo central...
Por exemplo;

Culturas como o tomate(indeterminado), melão, maracujá, melancia podem ser irrigadas por gotejamento.
O microaspersor pode ser utilizado em hortas principalmente em folhosas.
O pivô central é utilizado em grandes áreas, pode ser usado para irrigar muitas culturas desde a soja (grãos) até o abacaxi (frutíferas).

Tudo isso depende do valor que o agricultor em questão tem para investir e também qual cultura está sendo utilizada.

Vou exemplificar com uma cultura:
SOJA:

A cultura da soja não responde bem se a lâmina de água do solo ficar flutuando(variando muito), por isso é interessante manter a água disponível do solo entre 60% e 80%, principalmente no período de emergência (quando ela "sai" do solo), porém o período mais crítico em fatores hídricos para a soja é na sua floração e enchimento de grãos onde absorve cerca de 6mm/d.
0
Dislike0
User badge image

Otavio Oliveira

Só para finalizar esqueci de um detalhe

Como disse existe CC e PMP, entre eles temos o Limite crítico, tudo acima do limite se chama água disponível, tudo a baixo do limite chama armazenamento, a diferença entre a água disponível e a água armazenada é que uma exige gasto energético para ser absorvida pela planta.

O solo perde água através da drenagem, através da evaporação e também através da transpiração das plantas, então para os cálculos sempre são utilizadas as médias de evapotranspiração.

Acredito que com isso vc consiga ter um embasamento inicial sobre o processo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais