Buscar

qual a resposta dessa pergunta

9.

Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão. Vidal também foi considerado o fundador da escola regional francesa. Sobre o pensamento geográfico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O pensamento geográfico da escola francesa criada por La Blache tem por princípio fundamental a característica de privilegiar as pretensões imperialistas, ou seja, de expansionismo territorial. Dessa forma, o determinismo Lablachiano enfatiza rigidamente que o desenvolvimento de uma sociedade depende basicamente das condições naturais.

(    ) A escola Lablachiana influenciou boa parte do pensamento geográfico em diversos países. Ela caracterizava-se por uma severa defesa da unidade na imensa variedade dos fenômenos, ou seja, descobrir pelo livre exercício do pensamento a constância dos fenômenos em meio a suas variações aparentes. 

(    ) O francês Vidal de La Blache foi um geógrafo pioneiro na adoção dos pressupostos marxistas para o campo do pensamento geográfico, enfatizando a relação do grande capital com a transformação do espaço geográfico. 

(    ) O pensamento geográfico da escola francesa criada por La Blache consiste na crítica ao determinismo. Assim, o possibilismo francês Lablachiano tem por princípio a valorização da relação homem-natureza, estudando as possibilidades de intervenção do homem no espaço. O homem seria um ser ativo, transformando o meio e criando novas formas na superfície terrestre.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V - F - V - F.

b) F - V - V - V.

c) V - V - F - F.

d) F - F - F - V.

💡 4 Respostas

User badge image

Eduarda Morais

levioa

0
Dislike0
User badge image

Andressa Pereira

Alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais