Buscar

Sobre as diferentes formas de conceber a História, assinale a alternativa CORRETA:

O conceito de História sofreu transformações de acordo com os períodos históricos e conforme a linha de pensamento dos historiadores da época, divergindo em alguns aspectos ou criando novos conceitos e métodos historiográficos. Sobre as diferentes formas de conceber a História, assinale a alternativa CORRETA:

a) Pode-se afirmar que a História entrou para o currículo escolar enquanto disciplina após a Revolução Francesa no século XVIII. O status que a História possuía até o acontecimento da revolução era de memorização e narrativa de acontecimentos, registros para fins políticos, porém não tinha a conotação de uma disciplina escolar.

b) A historiografia tradicional, fundada no século XIX, sofreu forte influência da corrente marxista, criticando a sociedade de consumo e a classe burguesa. Seguia ainda a linha positivista, pautada na concepção progressista e linear do tempo.

c) Para o historiografia marxista, a História acontece a partir das relações estabelecidas entre as classes sociais. Para Marx e Engels, a História iria progredir quando as classes sociais aceitassem suas posições e cumprissem seu papel diante da sociedade, buscando o progresso e a ordem social.

d) A ideia de problematizar os fatos históricos veio com a Escola dos Annales, no século XX. Esta nova concepção de História confrontava as ideias positivistas, ou seja, os historiadores da Escola dos Annales priorizavam os acontecimentos da macro-história, dos vencedores e dos grandes feitos.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais