Buscar

Alguém pode mim ajudar com relatório de diferentes contextos?

💡 5 Respostas

User badge image

Renato Oliveira

Estágio Supervisionado em Diferentes Contexto - Licenciatura em Matemática Meu Curso:


Seguindo alguns passos para o estágio:


  1. Escolher uma Instituição tipo: ( Lar de adoção, Abrigos, Igrejas com projetos beneficentes etc..);
  2. Identificar quem vai Supervisionar seu estágio como: ( Assistente social, Psicóloga, Assistente, Padres etc..);
  3. Descrever o ambiente em geral tipo: ( Onde está localizado, área do loca, quartos, salas etc...);
  4. Quantos funcionários trabalham no local e quais suas funções;
  5. Faça atividades com as pessoas que estão na instituição;
  6. Análise se o órgão é privado ou depende de empresas e doações;
  7. Faça um projeto na instituição para incluir no relatório.


Dentre outros recolha o máximo de material necessário depois comece o relatório seguindo no meu caso os seguintes passos:

O RELATÓRIO DEVE CONTER TUDO ABAIXO:


  1. CAPA e FOLHA DE ROSTO (modelos ao final deste documento); 
  2. SUMÁRIO;
  3. INTRODUÇÃO (o título INTRODUÇÃO não pode ser substituído);


Este item deve ter no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e ser construído em texto discursivo.

 Faça uma breve apresentação do relatório de Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos (inicie essa apresentação explicando como se constitui uma atividade de estágio supervisionado, registrando as suas especificidades de forma sucinta, porém esclarecedora). Complemente essa apresentação contextualizando o estágio que foi realizado (quando, onde e por quem foi realizado).

 Indique os objetivos do Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos (esses objetivos encontram-se no plano de ensino) e os objetivos do presente relatório.

 Justifique a importância do Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos para a formação profissional do acadêmico em Matemática.

 Descreva a metodologia adotada durante a realização do Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos.  Apresente, sucintamente, os itens que serão trabalhados no relatório.


  1. DESENVOLVIMENTO - (o título DESENVOLVIMENTO deve ser substituído por outro que representa o trabalho realizado como, por exemplo: A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA);


Este item deve ter, no mínimo 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas (incluindo o projeto de ensino) e deve ser construído em linguagem discursiva.


  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA;


Esse item deve ter, no máximo, 15 linhas e deve ser construído em linguagem discursiva. Incluir as seguintes informações:

a. Localização da instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, telefone, site, e-mail).

b. Horário de funcionamento.

c. Público atendido (faixa etária / especificidades a respeito das pessoas que participam como usuários da instituição).

d. Período de realização do estágio.


Exemplo de relatório fazendo uso de linguagem discursiva:


O Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos foi realizado na instituição ______________, situada à rua __________, número ___, no bairro ____, CEP______, localizada na cidade de ____, no estado ______. O contato com a instituição foi realizado por meio do telefone ( ) ______ e do e-mail ________. A instituição __________________ oferta atendimento no período matutino, vespertino e noturno. Esta instituição atende a um total de _____ pessoas. O estágio foi realizado de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____ no período ____, sendo observado o trabalho realizado sobre (indicar a especificidade do trabalho realizado pela instituição). 


  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA / FILOSÓFICA DA INSTITUIÇÃO;


Esse item deve ter, no mínimo 1 (uma) página e, no máximo 3 (três) páginas, e deve ser construído em linguagem discursiva.

 Por meio de consulta ao projeto pedagógico da instituição ou de entrevista com o profissional responsável, identificar a concepção de educação adotada pela instituição quanto à compreensão de cidadão, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional diretor (a), e do papel social da instituição.

 Por meio de entrevista com o diretor ou coordenador da instituição, identifique e explique os princípios filosóficos que orientam as ações da instituição


  1. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (em linguagem discursiva);


Decidir sobre o foco da atenção nas práticas de observação sala de aula é um dos problemas encontrados pelos profissionais, experientes ou não. Desta forma, destacamos o que você precisará observar.


  1. CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL (DESCRIÇÃO DO LOCAL) 


Você deverá redigir um texto discursivo que contemple os seguintes pontos:

 Quais as atividades realizadas pela instituição?

 Tem fins lucrativos?

 Por quanto tempo tem exercido as atividades?

 É nacional? Internacional? Descreva.

 Quais eram as principais características da instituição? (Principais aspectos a serem considerados: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, recursos tecnológicos, distribuição dos alunos, conservação e disposição dos móveis, acústica, climatização).

 Que outros aspectos relevantes foram observados quanto à caracterização dos espaços da instituição? (Tem sala de direção, biblioteca, laboratório de informática, etc?) 


  1. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA


Você deverá redigir um texto discursivo descrevendo:  Qual a formação dos profissionais que atuam na instituição?

 Qual a experiência desses profissionais?

 Como é a atitude dos profissionais da escola perante a comunidade atendida? (Exemplos de aspectos a serem considerados: acessibilidade, gentileza, preocupação com o bem-estar, abertura para troca de experiências, atitudes de estímulo à participação, disposição para solução das dúvidas, atitude em relação à interação, tratamento igualitário a todos, estímulo de projeções críticas e promoção da cidadania);

 Quais são as perspectivas dos profissionais em relação ao papel da Matemática na sociedade atual?


  1. CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ATENDIDO PELA INSTITUIÇÃO;


Você deverá redigir um texto discursivo descrevendo:

 Qual o número de pessoas atendidas? Qual o número de alunos do gênero masculino e do gênero feminino?

 Qual é a atitude dos alunos atendidos em relação às práticas desenvolvidas pela instituição? (Principais aspectos a serem considerados: interesse, atenção, disciplina).

 Como é a comunicação do público atendido com os profissionais da instituição?

 Qual o perfil socioeconômico desse público? 


  1. PROJETO DE ENSINO;


Orientações para a elaboração do projeto de ensino do Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Diferentes Contextos.

O projeto de ensino para o Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos é uma proposta de trabalho que tem, como objetivo, desenvolver ações pedagógicas que envolvem a docência no contexto de projetos na área de Matemática (ressalva-se que tais projetos se caracterizam por terem tempo de duração – início e fim – definidos). Para tanto, devem ser observados os itens que compõem o roteiro do projeto – Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos a seguir: 


MODELO DE PROJETO


1) IDENTIFICAÇÃO

a) Estagiário (a)

b) Instituição

c) Disciplina/curso

d) Diretor ou coordenador da instituição


2) CONTEÚDO

Indicar os conteúdos que serão abordados pelo estagiário no desenvolvimento do projeto.


3) OBJETIVOS

Indicar, no mínimo 2 (dois) e, no máximo, 5 (cinco) objetivos do projeto. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve e clara, o que se pretende atingir/conseguir por meio das ações que serão propostas. Inicie sempre com um verbo no infinitivo (Exemplos: analisar, observar, verificar, etc.)


4) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA

Nesse item, apresente a fundamentação teórica dos conteúdos indicados. Contudo, é preciso lembrar que, nesta parte, haverá duas bases teóricas a serem apresentadas. A primeira deverá ser sobre os conteúdos. Por exemplo, caso seja feito um trabalho com ensino de jogos matemáticos, é preciso apresentar subsídios de autores que tratem do assunto, para descrever suas especificidades. A segunda abordagem teórica deverá ser sobre a metodologia adotada para o ensino do assunto proposto. Por exemplo, se a metodologia tratar de resolução de problemas, modelagem matemática, atividades de investigação, será preciso apresentar os autores de tais ideias e de que maneira serão utilizadas.


5) DESENVOLVIMENTO

(introdução, desenvolvimento, avaliação e encerramento do projeto – na forma de texto detalhado e com previsão de execução descrita em um cronograma, com datas e atividades a serem desenvolvidas). Neste item, você deve apresentar uma relação de ações, atividades e/ou exercícios que devem ser desenvolvidos para atingir os objetivos propostos. Selecionar, no mínimo 3 (três) e, no máximo, 6 (seis) proposições. A aplicação da proposta apresentada deve ser explicada detalhadamente. É, enfim, uma descrição de cada parte do projeto.


6) RECURSOS

Procure indicar os recursos materiais e físicos necessários para o bom desenvolvimento do projeto. Exemplo: tintas, papelão, softwares de processamento de imagem, internet, etc.


7) REFERÊNCIAS

São as fontes utilizadas para a pesquisa e o embasamento teórico do projeto.

Exemplos:


BARBOSA, A. M. (Org.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2003.


ILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009.


LAGO, Samuel Ramos (ed.) PCNs da leitura à prática. Campina Grande do Sul: Lago. 1998


8) APÊNDICES

Texto ou documento elaborado pelo autor do relatório, cujo objetivo é complementar o texto apresentado. Nesse item, devem constar as atividades e os documentos que foram utilizados durante a realização do estágio. Como exemplo de apêndices, podem ser citados os exercícios elaborados pelo estagiário e que deverão ou deveriam ser aplicados em sala; planilhas ou desenhos organizados pelo estagiário, assim como slides (quando forem utilizados e elaborados pelo estagiário); cartazes; etc.


9) ANEXOS

Texto ou documento não elaborado pelo autor do relatório, com o objetivo de fundamentar, comprovar ou ilustrar. Os anexos devem apresentar/conter os documentos produzidos pela instituição estagiada e indicados / mencionados no corpo do projeto de ensino como projeto pedagógico da instituição. Como exemplo de anexos, podem ser incluídos os exercícios feitos pelo professor responsável pela turma. Neste caso, você deverá solicitar a autorização do professor para apresentá-los em seu relatório, de modo a apresentar a forma de trabalho do professor. Outro exemplo de anexos, podem ser os textos que o professor responsável pela turma tenha levado para sala, convites de atividades realizadas pela instituição, etc. Observação: Procure não incluir fotos ou imagens escaneadas, pois isso tornará seu arquivo pesado.


  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS - (o título CONSIDERAÇÕES FINAIS não pode ser alterado);


 Este item deve ter, no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo.

 Apresente uma síntese de suas principais observações e/ou intervenções realizadas durante o Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos.

 Enfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na instituição.

 Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação do professor em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do estágio (este referencial teórico deve ser pesquisado por você).

 Explique qual foi a contribuição do Estágio supervisionado – observação e prática: diferentes contextos para a sua formação profissional e de que maneira o estágio pode aproximá-lo da realidade profissional, tendo em vista sua formação em Matemática


  1. REFERÊNCIAS;


Apresentar, em ordem alfabética e de acordo com a formatação estabelecida ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as referências utilizadas na produção escrita deste relatório. Observação: Listar apenas as referências que foram citadas no corpo do texto do relatório. Na lista de referências, podem ser relacionados: livros, sites, textos publicados na internet, revistas, jornais, documentos internos da instituição pesquisada, entre outros tipos de publicações.


Exemplos de referências:

Revista:

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, Espanha n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002b.

Livros:

AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.


ILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009.


LAGO, Samuel Ramos (ed.) PCNs da leitura à prática. Campina Grande do Sul: Lago, 1998. SOARES, Magda. Letramento: um tema de Três Gêneros – 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2009.


Textos retirados da internet:

ANDRADE, C. D. A palavra mágica. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/pergunta/78285821/alguem-pode-mim-ajudar-com-relatorio-de-diferentes-contextos>. Acesso em: 25 de maio de 2020. 


  1. APÊNDICES;


Texto ou documento elaborado pelo autor do relatório, cujo objetivo é complementar o texto apresentado. Nesse item, devem constar as atividades e os documentos que foram utilizados durante a realização do estágio. Como exemplo de apêndices, podem-se citar os exercícios elaborados pelo estagiário e que deverão ou deveriam ser aplicados em sala; os desenhos ou planilhas organizadas pelo estagiário, assim como slides (quando forem utilizados e elaborados pelo estagiário); cartazes; etc.


  1. ANEXOS. 


 Neste item, você deverá digitalizar a ficha de frequência e postar junto com o relatório. A ficha de frequência original deve ficar com você para o caso de ser necessário alguma comprovação.

 Para os alunos que realizaram o relatório de estágio em equipe, acrescentar todas as fichas de frequência em ordem alfabética. 

2
Dislike0
User badge image

Renato Oliveira

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO


O relatório é um documento construído, cuja base principal é a coleta dos dados realizada a partir da OBSERVAÇÃO e PRÁTICA durante o período do estágio.


A sua formulação está contemplada na carga horária das demais atividades voltadas ao estágio (60 horas). Para tal documento, você deverá respeitar as normas de formatação a seguir:


  • A formatação do texto a ser entregue é um critério bastante valioso na graduação. Seguir padrões e estruturas acadêmicas faz com que seu trabalho tenha um caráter acadêmico, fundamental para ser compreendido na área universitária.
  • No Brasil, seguimos a estrutura de textos indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Será a partir desta padronização que o orientador saberá se os seus trabalhos estão em conformidade com padrões à sua apresentação gráfica.
  • Assim, devem ser seguidas algumas recomendações referentes ao formato, margens e paginação (NBR 14724, p.2011).
  • O trabalho acadêmico deve ser em folha tamanho A4.
  • A fonte utilizada deve ser Arial tamanho 12.
  • Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3cm à esquerda, 2cm à direita, 3cm na parte superior e 2cm na parte inferior.
  • O texto deve ser digitado com espaço 1,5.
  • Os parágrafos devem iniciar a 1,25cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador).
  • Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples).
  • Todas as páginas após a folha de rosto devem ser numeradas, a partir do número 2 (a folha de rosto é contata, porém não numerada)
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais