Buscar

Responda a pergunta que se segue, como certa ou errada, justificando sua resposta

 “O devido processo legal substancial nasceu como uma verdadeira exigência de justiça, pois não basta obediência sistemática à todas as formas previstas na Constituição o na Lei, pois é necessário que ele reflita uma decisão justa e adequada, fazendo prevalecer sempre a supremacia das normas, dos princípios e dos valores constitucionais”.

💡 2 Respostas

User badge image

Breno Santos

O devido processo legal é um meio pelo qual se pode buscar a Justiça. No sistema de normas há princípios, regras e valores, e o que garante a aplicação da norma ao caso concreto, o qual não é possível de prever todas as possibilidades, é o devido processo legal.

1
Dislike0
User badge image

Larissa D

A assertiva está correta. O Princípio do Devido Processo Legal está previsto no art. 5º, inciso LIV da Constituição Federal de 1988 "ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal". Esse princípio diz respeito a garantia que o cidadão possui de ter direito ao processo para que tenha tempo hábil para compreensão prévia das regras. No Estado Democrático de Direito, toda e qualquer pessoa deve ser claramente conhecedora do processo que contra ela existe, sendo inadmissível que seja surpreendida com agressão ao patrimônio. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais