Buscar

Nos estudos atuais, observa-se que a leitura não é concebida puramente como um processo de decodificação de palavras escritas sobre um papel?

Nos estudos atuais, observa-se que a leitura não é concebida puramente como um processo de decodificação de palavras escritas sobre um papel. Ele vai além deste, processando-se também na linguagem não verbal, já que é possível decifrar códigos, sinais, imagens, gestos, sons; e efetuar, a partir destes, uma "leitura" do seu significado, ou o que eles dizem para quem vê, ouve ou sente. Trata-se da impressão que estas linguagens podem suscitar no receptor. A partir disto, pode-se entender a leitura como o significado que a linguagem traz a partir do processo interativo entre os diversos conhecimentos do leitor com relação aos textos com os quais ele tem alguma experiência. A partir dessa e de outras concepções de leitura, analise as sentenças a seguir:


I- A partir da concepção da leitura como um processo interativo, considera-se a experiência de vida do leitor como importante.

II- No que se refere à leitura, Hans Robert Jauss concebe o texto literário como algo que nasce a partir das práticas sociais.

III- Segundo as ideias formalistas, os textos literários, para poderem receber significado, necessitam relacionar-se com algo externo a eles.

IV- Na perspectiva da estética da recepção, o leitor tem de ser visto como parte que pode ser descartada do texto literário.

V- Na perspectiva da estética da recepção, a vivência do leitor é importante no processo de leitura, pois esta contribui para o seu conhecimento de mundo.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças I, III e IV estão corretas.b) As sentenças III, IV e V estão corretas.c) As sentenças I, II e V estão corretas.d) As sentenças I, II e III estão corretas.  

💡 4 Respostas

User badge image

Andressa P. D Largo

As sentencas I.II.V estao corretas
2
Dislike0
User badge image

Amanda Araujo

I, II, V
1
Dislike0
User badge image

Elieze Caldas

I, II e V
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados