Buscar

Retirado do Ileo

Se um paciente com a doença de Crohn na porção final do intestino delgado (íleo) teve como tratamento a retirada desta região (ilectomia), ele pode ter uma deficiência na absorção? Se sim, qual substância pode não ser mais absorvida? Por que?

💡 3 Respostas

User badge image

Natiele Ilucenski

Sim.
Uma substância que será muito prejudicada na absorção serão os sais biliares, que em uma pessoa normal (que tem o íleo) faz por volta de 2 a 5 vezes a reabsorção para uma completa emulsificação das gorduras.
1
Dislike0
User badge image

Karine Duarte

O jejuno é a porção do intestino delgado compreendida entre o duodeno e o íleo, é um órgão responsável pela absorção de aminoácidos e lipídios já parcialmente digeridos pelo estômago e pelo duodeno.


O íleo é a parte final do intestino delgado,


tem a função de absorver os nutrientes do quimo, ou comida digerida. Isto é feito com a ajuda de vilosidades, que são dedos-projeção.


No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.



1
Dislike0
User badge image

Jairo Borges

Sim

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais