Buscar

no que diz respeito à infância na teoria de Jean Piaget (1896–1980), analise as afirmativas

“É interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando se pensa em tais influências, aborda-se a questão da cultura: determinadas ideologias, religiões, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de escolarização, características da linguagem, riquezas ou pobrezas do meio etc. Piaget pouco se remete a fatores dessa ordem, o que certamente limita sua teoria. Como vimos, a alternativa determinante por ele assinalada é aquela que opõe a coação à cooperação. Ora, isso significa que Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética!”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. p. 21.

Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito à infância na teoria de Jean Piaget (1896–1980), analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento.

( ) Jean Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é idêntica à lógica do desenvolvimento mental do adulto.

( ) Jean Piaget afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.

( ) Para Jean Piaget, a inteligência vai se desenvolver à medida que a criança recebe o conhecimento.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:

A V – V – V – F

B F – V – V – V

C V – V – F – V

D F – V – F – F

E V – F – V – F


💡 4 Respostas

User badge image

Ideias Pedagógicas

E V – F – V – F

1
Dislike0
User badge image

Jeftte João

E vfvf
1
Dislike0
User badge image

Suelen Entriel

VFVF

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais